Leia o trecho abaixo:
"Dessa forma, pudemos discutir com eles como a diferença de reatividade dos metais frente ao meio influencia na sua proteção. Para organizar o conhecimento dos alunos, foi proposta uma atividade experimental, na qual puderam observar e comparar a reatividade de alguns metais. Essa atividade foi realizada imergindo os metais: ferro (Fe), alumínio (Al), zinco (Zn), magnésio (Mg), estanho (Sn), cobre (Cu), ouro (Au) e prata (Ag) em solução aquosa de ácido clorídrico 3 mol/L. Após essa atividade, foi proposta a seguinte questão: O que vocês observaram no experimento? Na maioria das respostas, foi observado que, quando adicionaram alguns metais no ácido, formaram-se bolhinhas. Para que os alunos compreendessem que as bolhinhas formadas eram um gás, fizemos uma analogia com o gás carbônico (CO2) liberado pelos refrigerantes quando abertos. Vocês já observaram os refrigerantes? Eles também possuem bolhinhas. O que seriam essas bolhinhas? Então, o que vocês acham que seriam essas bolhinhas que se formaram nos tubos de ensaio? Vocês sabem o porquê de isso ter acontecido?
A partir das discussões mediadas pelo professor, os alunos puderam compreender que as bolhinhas eram um gás que estava sendo evoluído e que a quantidade de gás formado era proporcional à reatividade dos metais, ou seja, quanto mais gás o sistema liberasse, mais reativo seria o metal. Quando perguntado a eles qual era o gás que estava sendo evoluído, eles disseram que era o oxigênio, uma concepção errônea, pois não havia esse gás no meio reacional. Essa atividade foi relevante porque os alunos construíram a fila de reatividade dos metais: Mg>Al>Zn>Fe> Sn>Cu>Ag>Au e a compararam com a dos potenciais padrões de oxidação da literatura. Além disso, puderam compreender, por meio das reações de oxidação desses metais, que o gás que estava sendo evoluído era o hidrogênio."
FRAGAL, V. H. et al. Uma Proposta Alternativa para o Ensino de Eletroquímica. Química Nova na Escola. São Paulo: vol. 33, no 4, p. 216-222, nov. 2011.
No experimento descrito no trecho acima, qual metal levou a uma maior quantidade de bolhas formadas?
Ferro.
Alumínio.
Magnésio.
Cobre.
Ouro.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
É esperado pela atividade que o material que mais forme bolhas seja o Magnésio (Mg).
Explicação:
Como descrito pelo professor a quantidade de gás carbônico liberado pela reação é relacionada a capacidade do metal em se oxidar, perceba que a capacidade de oxidação do material é proporcional a fila de reatividade dos metais.
Ou seja, quanto mais reativo o metal, maior a sua capacidade de oxidar, e com isso, maior o número de formação e desprendimento de bolhas de dióxido de carbono.
Com isso, o desprendimento de bolhas seguirá os potenciais de oxidação como o descrito abaixo:
Mg>Al>Zn>Fe> Sn>Cu>Ag>Au
Logo, o metal que mais levou a formar bolhas foi o magnésio.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás