Fale com mediador Notificações Atividades O Contraste carbonato de cálcio (CaCO3), também conhecido como calcita, é um sólido branco, da classe dos sais inorgânico omum na natureza, esse sal pode ser encontrado no calcário, no mármore, em recifes de corais, conchas e carapaças nimais marinhos, entre outras fontes. Na forma de calcário, tem aplicação na produção de cimento e de vidro. Pode aind er utilizado no processo de calagem, um procedimento empregado na agricultura para reduzir a acidez dos solos. sob aquecimento, o carbonato de cálcio sofre decomposição, produzindo cal viva e gás carbônico, de acordo com seguinte reação: CaCO3(s) - CaO(s) + CO2(g) Disponível em: https://docs.ufpr.br/-gazda/cao.htm. Acesso em 8 jun. 2021 Ao sofrer decomposição, o carbonato produz os óxidos CaO e CO2. Desejamos saber quais tipos de ligações químicas o óxido de cálcio (ou cal) e o dióxido de carbono realizam. Para isso, é necessário responder as questões a seguir: a) Utilizando a Tabela Periódica e o diagrama de Linus Pauling abaixo, realize a distribuição eletrônica dos elementos Ca, o е С. 1 Tabela periódica dos elementos - IUPAC 18 H 2 10 15 He 16 17 Li Be Hi 40 1 9 Le Eero C B Fare 100 N F Ne CUDO IN DER Fu TRU Na OR 16 10 Mg Ne 20.2 100 LY 3 LP 6 7 8 g 10 ΑΙ 1 Si TE P odno S 78 20 CI Ar
Respostas
a) distribuição eletrônica dos elementos Ca, O е С:
Ca (Z = 20):
1s² 2s² 2p⁶ 3s² 3p⁶ 4s²
O (Z = 8):
1s² 2s² 2p⁴
C (Z = 6):
1s² 2s² 2p²
Na decomposição do CaCO₃ (carbonato de cálcio) são produzidos os óxidos CaO e CO₂, de acordo com a equação:
CaCO₃(s) → CaO(s) + CO₂(g)
O enunciado afirma que: "Desejamos saber quais tipos de ligações químicas o óxido de cálcio (ou cal) e o dióxido de carbono realizam".
Para isso, com as distribuições eletrônicas realizadas anteriormente, observamos que:
No CaO (óxido de cálcio):
- o Cálcio apresenta dois elétrons na última camada e, para obter a estabilidade deve perder os dois elétrons.
- o Oxigênio apresenta seis elétrons na última camada e, ao ganhar dois elétrons do cálcio, adquire estabilidade com o octeto completo.
Assim, cada Cálcio doa dois elétrons para cada Oxigênio, formando uma ligação iônica entre eles, de acordo com a equação iônica: Ca²⁺ + O²⁻ → CaO
No CO₂ (dióxido de carbono):
- o Carbono apresenta quatro elétrons na última camada e, para obter a estabilidade deve compartilhar outros quatro elétrons.
- o Oxigênio apresenta seis elétrons na última camada e, ao compartilhar dois elétrons com o carbono, adquire estabilidade com o octeto completo.
Assim, cada carbono compartilha quatro de pares elétrons com dois oxigênios, sendo que cada oxigênio compartilha dois pares de elétrons, formando quatro ligações covalentes, de acordo com a fórmula estrutural: O = C = O (cada traço representa um par de elétrons compartilhados, ou seja, uma ligação covalente).
Espero ter ajudado!