Respostas
Resposta:
Após a Segunda Guerra Mundial, o Brasil integrou o bloco capitalista, no entanto, a partir de 1961 o presidente João Goulart (Jango) desenvolveu uma política externa independente do apoio das superpotências da Guerra Fria. Jango fortaleceu os movimentos sindicais, estudantis, camponeses e populares.
A Guerra Fria foi um conflito dentro do campo ideológico, ou seja, EUA e URSS disputavam o domínio global por intermédio de suas teorias socieconômicas, capitalismo e socialismo, respectivamente.
Em 1961, quando Jânio Quadros renunciou o cargo de Presidente, João Goulart tomou posse como novo chefe de Estado, porém, uma parcela da população e de instituições e mídias apontavam João como um homem de posicionamento de esquerda, ou seja, socialista. Em 1959 ocorreu a Revolução Cubana, transformando Cuba em uma nação socialista. Para evitar que isso ocorresse com o Brasil, o governo dos EUA interferiam na política interna brasileira, pressionam os militares para tomarem posse do governo brasileiro em 1964, iniciando-se assim o Regime Militar.