• Matéria: Filosofia
  • Autor: simionirenner8
  • Perguntado 3 anos atrás

1- Na teoria de Agostinho de Hipona, o livre-arbítrio é apresentado como conceito chave, capaz de responder à questão sobre a liberdade ou o determinismo na vida humana. Sobre esse conceito, assinale a alternativa correta: *
A- Liberdade é uma ideia apenas, na prática, as rédeas da religião e dos governos é que devem orientar o indivíduo.
B- Na medida em que se desenvolve, o ser humano desenvolve a liberdade e a utiliza para pecar.
C- O livre-arbítrio é a possibilidade do indivíduo de escolher entre seguir os desígnios divinos ou negá-los, e esse é o limite da liberdade.
D- Ainda que sem fé, é possível ser racional e tomar as decisões corretas a fim de alcançar a salvação.
E- Liberdade de arbítrio nada mais é que um poder ilimitado de escolhas, sem consequências aparentes.
2- Agostinho formula sua teoria do conhecimento a partir da máxima “creio tudo o que entendo, mas nem tudo que creio conheço”. A posição do autor não impede que cada um busque a sabedoria com suas próprias forças; o que ainda não é conhecido pode ser revelado mediante a consulta da verdade interior. Com base neste argumento, assinale a alternativa correta. *
A- É incorreto afirmar que a verdade interior que soa no íntimo das pessoas seja o Cristo; e o arbítrio humano é consultado sobre o que não se conhece.
B- As coisas que ainda não conhecemos só podem ser percebidas pelos sentidos do corpo e podem ser comunicadas facilmente por intermédio das palavras.
C- A verdade interior só pode ser percebida pelo homem interior, que é iluminado pela luz desta verdade interior, que é contemplada por cada um.
D- A verdade interior está à disposição de cada um e encontra-se armazenada na memória, de modo que o uso da memória dispensa a contemplação da luz interior.
3- Leia o texto a seguir: As leis morais juntamente com seus princípios não só se distinguem essencialmente, em todo o conhecimento prático, de tudo o mais onde haja um elemento empírico qualquer, mas toda a Filosofia moral repousa inteiramente sobre a sua parte pura e, aplicada ao homem, não toma emprestado o mínimo que seja ao conhecimento do mesmo (Antropologia). (KANT, I. Fundamentação da Metafísica dos Costumes). Com base no texto e na questão da liberdade e autonomia em Immanuel Kant, assinale a alternativa correta. *
A- O elemento determinante do caráter moral de uma ação está na inclinação da qual se origina, sendo as inclinações serenas moralmente mais perfeitas do que as passionais.
B- A fonte das ações morais pode ser encontrada através da análise psicológica da consciência moral, na qual se pesquisa mais o que o homem é, do que o que ele deveria ser.
C- O sentimento é o elemento determinante para a ação moral, e a razão, por sua vez, somente pode dar uma direção à presente inclinação, na medida em que fornece o meio para alcançar o que é desejado.
D- O princípio supremo da moralidade deve assentar-se na razão prática pura, e as leis morais devem ser independentes de qualquer condição subjetiva da natureza humana.
E- O ponto de partida dos juízos morais encontra-se nos “propulsores” humanos naturais, os quais se direcionam ao bem próprio e ao bem do outro.
4- Esclarecimento é a saída do homem de sua menoridade, da qual ele próprio é culpado. A menoridade é a incapacidade de fazer uso de seu entendimento sem a direção de outro indivíduo. O homem é o próprio culpado dessa menoridade se a causa dela não se encontra na falta de entendimento, mas na falta de decisão e coragem de servir-se de si mesmo sem a direção de outrem. Tem coragem de fazer uso de teu próprio entendimento, tal é o lema do esclarecimento. A preguiça e a covardia são as causas pelas quais uma tão grande parte dos homens, depois que a natureza de há muito os libertou de uma condição estranha, continuem, no entanto, de bom grado menores durante toda a vida. Kant destaca no texto o conceito de Esclarecimento, fundamental para a compreensão do contexto filosófico da Modernidade. Esclarecimento, no sentido empregado por Kant, representa: *
A- a reivindicação de autonomia da capacidade racional como expressão da maioridade.
B- o exercício da racionalidade como pressuposto menor diante das verdades eternas.
C- a imposição de verdades matemáticas, com caráter objetivo, de forma heterônoma.
D- a compreensão de verdades religiosas que libertam o homem da falta de entendimento.
E- a emancipação da subjetividade humana de ideologias produzidas pela própria razão.
5- Assinale a alternativa que contenha os 2 tipos de Imperativos que, segundo Kant, determinam as ações humanas: *
A- Imperativos Fortuitos e Imperativos Meritórios.
B- Imperativos Hipotéticos e Hiperativos Conclusivos.
C- Imperativos Imanentes e Imperativos Transcendentes.
D- Imperativos Hipotéticos e Imperativos Categóricos.
E- Imperativos Subjacentes e Imperativos Categóricos.

Respostas

respondido por: kauan9792374
1

Resposta:

C-Colocar em prática o determinismo é característica do homem livre.

Perguntas similares