- Por que os alemães nazistas perseguiram os judeus e qual foi a “solução final”
encontrada por eles durante a guerra?
Respostas
Resposta:
A Solução Final foi o plano criado por Himmler e Heydrich que esquematizou o extermínio de milhões de judeus por fuzilamento e morte nas câmaras de gás.
Seleção de judeus para serem mandados para Auschwitz-Birkenau em 1944
Seleção de judeus para serem mandados para Auschwitz-Birkenau em 1944
A chamada “solução final” foi o nome dado pelos nazistas ao plano de genocídio colocado em prática contra os judeus ao longo da Segunda Guerra Mundial, no Holocausto. O plano voltava-se, principalmente, para a política de erradicação total da população de judeus da Europa, porém, é importante lembrar que, no Holocausto, além de judeus, foram executados ciganos, testemunhas de jeová, homossexuais, doentes mentais e negros.
Criação da “Solução Final”
O plano de extermínio contra os judeus promovido pelos nazistas durante a Segunda Guerra foi elaborado após Hermann Göring aprovar sua criação em 31 de julho de 1941. Esse plano, chamado de “solução final”, foi criado por Reinhard Heydrich e Heinrich Himmler e tinha como objetivo a erradicação total dos judeus da Europa. Propunha que todos os judeus que não pudessem trabalhar para os nazistas seriam mortos imediatamente, e os que estivessem aptos seriam forçados a trabalhar até que a exaustão os matasse.
O plano proposto por Heydrich e Himmler baseou-se em algumas propostas que Hitler tentou colocar em prática no Leste Europeu até meados de 1941, mas que haviam falhado. Primeiramente, havia o Plano de Fome, no qual os nazistas tentaram impor a morte de 30 milhões de pessoas por inanição. Depois, havia o plano de extermínio total dos judeus após a vitória sobre a União Soviética (segundo planejava o próprio Hitler). Por fim, pretendia-se a transformação da União Soviética em uma colônia de exploração alemã.
Explicação:
Espero ter ajudado ☺️