1) Durante a Idade Média a filosofia cristã se apresentou especialmente através da
Patrística e da Escolástica. Buscando o resgate da filosofia de Platão e de Aristóteks. o
principais representantes dessas correntes de pensamento são, respectivamente:
a) Heráclito e Parménides;
b) Zenão e Epicuro;
c) Sêneca e Cícero.
d) Santo Ambrósio e Santo Anselmo;
e) Santo Agostinho e Santo Tomás de Aquino;
Respostas
Resposta:
letra E
Explicação:
Principal filósofo do período da filosofia conhecido como Patrística, Agostinho de Hipona ou Santo Agostinho foi um filósofo da idade média cujo trabalho ajudou a fundar as bases da filosofia adotada pela Igreja Católica, bem como levantar questões que influenciaram a toda a história posterior da filosofia.
Tomás de Aquino foi um dos principais expoentes do pensamento escolástico. Por conta da valorização cultural e do ensino, além do resgate a Aristóteles, imperou durante a Escolástica uma intensa mobilização para o conhecimento das questões metafísicas e das ciências naturais.
A Patrística e a Escolástica possuem como representantes, respectivamente, e) Santo Agostinho e Santo Tomás de Aquino.
Santo Agostinho e Santo Tomás de Aquino
Agostinho foi fortemente influenciado pelo dualismo de Platão, que separava o mundo das ideias do mundo dos sentidos. Ele transformou a teoria platônica em um ajuste religioso.
O mundo ideal é a Cidade de Deus, e o mundo material é o mundo humano. A seu ver, era impossível encontrar neste mundo a verdadeira justiça, mas as leis das nações devem ser obedecidas, pois são reflexo das leis de Deus formuladas pelos homens.
São Tomás de Aquino procurou reconciliar o pensamento greco-romano redescoberto com a tradição cristã. Tomás de Aquino também foi um discípulo do Pensamento de São João. Influenciado pelas ideias de Aristóteles sobre a lei natural.
Tomás de Aquino acreditava que havia uma ordem divina da natureza, que dava origem a leis eternas da natureza ou leis da natureza.
Saiba mais sobre Agostinho em: brainly.com.br/tarefa/3159511
#SPJ2