Com base nessa imagem, o Monte Olimpo significou, para os gregos da Antiguidade,
A) a ausência de governo que caracterizava essas sociedades.
B) a diversidade econômica que projetou as cidades estados como centros comerciais.
C) a influência das monarquias centralizadas sobre os cidadãos da pólis.
D) o poder que as divindades exerciam sobre essas sociedades.
E) o projeto de expansão sobre a Europa por meio de um exército forte.
Respostas
Na Grécia Antiga, a mitologia e a figura dos deuses tiveram um papel essencial na cultura helênica. Por isso, o Monte Olimpo representa a influência dos deuses na vida grega (D).
Tanto Atenas quanto Esparta fazem parte da Grécia Antiga. Contudo, apresentam características diferentes entre si. Esparta focava na guerra, enquanto Atenas, na educação.
Na pólis grega, especialmente em Atenas, os cidadãos participavam das questões de interesse público nas ágoras e assembleias. Contudo, nem todos tinham voz política, como, por exemplo, as mulheres, os escravos e os estrangeiros.
A educação era pautada no conhecimento, nas artes e na filosofia. Assim, as crianças aprendiam por influência dos poetas da época e através da tradição oral. Aprendiam a falar bem e eram introduzidas no seio político.
A democracia ateniense se caracteriza pela visibilidade, pois os homens apareciam e falavam nas assembleias; pela palavra e isonomia, uma vez que todos os homens tinham direito a se expressar por meio da oratória e da retórica.
Já a vida espartana era designada para a vida militar, onde havia treinamento e rigor do exército. As crianças eram ensinadas sobre ginástica e atividades práticas. Não havia estímulo ao conhecimento nem à vida política, estando destinada à guerra e à formação de guerreiros.
Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/10124420
Resposta:
alternativa D
Explicação: