Como a maior parte dos franceses, Hamza Esmili, professor de sociologia em uma Universidade parisiense, tem doravante muito tempo para olhar por sua janela. Habitando em Seine-Saint-Denis, periferia de Paris, ele observa a atividade da rua abaixo: o movimento de pessoas é grande e não se respeitam as medidas de confinamento geral impostas pelo governo para combater a pandemia da Covid19. “Há menos gente que habitualmente, mas a rua permanece muito movimentada”, constata Esmili. “O confinamento é um conceito burguês, explica o sociólogo. Ele implica possuir uma casa burguesa na qual se retirar. Isso não corresponde de forma alguma à realidade daqui.” Sobre a “casa burguesa” referida no texto, podemos concluir que: a) se trata de um conceito e de uma situação aplicados apenas à França. b) o conceito de burguesia aplica-se apenas às classes sociais e não às habitações. c) as habitações burguesas normalmente localizam-se nas periferias e não são sinal de prestígio. d) a habitação é uma das expressões de poder entre as classes sociais.
Respostas
Resposta:
Letra D- A habitação é uma das expressões de poder entre as classes sociais.
Explicação:
A habitação é uma das expressões das diferenças entre as classes sociais no capitalismo. No caso de Paris e de outras cidades do mundo, o isolamento social foi maior nas classes alta e média, em que o trabalho remoto foi uma possibilidade mais frequente. O isolamento social foi menor nas classes populares, uma vez que grande parte dos trabalhadores executam funções essenciais em locais como hospitais, supermercados e farmácias, tendo que se deslocar em movimentos pendulares diários. Daí a incidência de Covid 19 ser maior nas classes populares. Assim, a negligência e o descaso com as medidas preventivas em alguns países relacionam- se com as relações de classe, ou seja, a ideia de que o sistema econômico pode descartar e substituir parte dos trabalhadores fundamentais para sua produção no caso de adoecimento.
Espero ter ajudado, bons estudos!
As habitações são uma das formas de expressão de poder entre as classes sociais (alternativa D).
A beleza de uma habitação, o seu tamanho e a sua arquitetura são sinais de poder, refletem poder econômico para poder morar em uma habitação melhor do que as que as demais pessoas tem acesso.
Basta observar a diferença entre mansões e casas em condomínio fechados e barracos ou casa e apartamentos pequenos em favelas e bairros pobres ou conjuntos habitacionais.
A desigualdade social não se expressa apenas no consumo de bens não duráveis, bens imóveis também são sinais de poder.
Venha estudar mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/39433641