Respostas
Quando Lord Montbaten e sua esposa Edwina deixaram o país, ficaram os indús em completa briga com os mulçumanos.
A Inglaterra foi saindo aos poucos devido a grande pressão psicológica que Gahndi impunha aos ingleses com repercussão mundial, suas greves de fome uma em cima da outra pedindo liberdade para a India.
Naquela Ocasião Gandhi liderava os indús induistas e Javarnal Neru os mulçumanos de modo que foi necessário uma pessoa que desconhecesse de tudo para fazer uma divisão do território de forma IMPARCIAL.
A Cachemira, lado mais fértil e prospero da India ficou com a India e o território mais pobre com o Paquistão. Ainda hoje a Cachemira é alvo de disputa por ambos.
Quem fez a divisão foi um tal de Radcliffe, um inglês que desconhecia absolutamente tudo sobre a situação política da então India.
Este cidadão acabou passando uma régua no território, sem levar em consideração onde quem estava onde.
Mulçumanos migraram para regiões onde haviam muitos indús e vice versa. Foi um quebra pau dos diabos.
Dividiram todos os bens do estado ( da antiga India) entre os dois povos (mulçumanos e indús) desde uma simples caneta, lapis grafite, maquinas de escrever a charretes, cavalos e coisas de maior valor. Tudo fora catalogado antecipadamente, como um inventário ou balanço nacional, para em seguida se fazer a divisão.
Houveram momentos terríveis de mortandade entre as duas religiões e o documentário fotográfico da época hoje disponível é similar ao holocausto nazista/judeu.
Há que ter estomago para observar as imagens.
Um livro que relata bem tudo isso é: "Esta noite a liberdade"
Não recordo quem o escreveu, mais esgota o assunto assim como Joachim Fast esgotou o nazismo em seu livro Hitler.
Bom trabalho e pesquise. ( Os nomes precisam ser verificados pois escrevi-os de memória).