01. Analisar a revolta regencial da Cabanagem permite-nos compreender as reivindicações das populações dos territórios do norte do país e a sua história. Territórios que foram negligenciados pelo governo central durante o período imperial. Em relação a Revolta da Cabanagem (1835-1840) quais foram as características principais desse movimento? 1 ponto
a) a motivação foi religiosa, reunindo os principais líderes da região. A Igreja Católica esteve sempre muito presente em todos os momentos da revolta que visava o republicanismo e a maioridade de D. Pedro II. b) reuniu pessoas de grupos sociais diferentes, sobretudo mestiços que lutavam por melhorias sociais/políticas como o fim da escravidão econômicas, como a possibilidade de obtenção de terras.
c) contou com uma organização e atividade direcionada pelos criadores de gado que lutavam pela diminuição de impostos e da venda de produtos estrangeiros no país, como por exemplo, a venda do charque.
d) ocorreu no Rio de Janeiro e questionou a necessidade de aumentarem os impostos para sanear as dívidas brasileiras, além da implantação do sistema republicano, que poderia deixar as leis mais igualitárias.
Respostas
Resposta:
1) b) reuniu pessoas de grupos sociais diferentes, sobretudo mestiços que lutavam por melhorias sociais/políticas como o fim da escravidão econômicas, como a possibilidade de obtenção de terras.
A Província do Grão-Pará tinha no grupo dos mestiços a maioria da população. Os mais pobres lutavam pelo fim da escravidão e para ter melhores condições vida, já, os fazendeiros queriam escolher o presidente da província, por isso, tal revolta envolve aspectos políticos, sociais e econômicos.
2) a) As ofensivas militares imperiais foram violentas, estima-se que mais de 30 mil pessoas tenham morrido em decorrência da revolta.
As ofensivas militares imperiais foram violentas, estima-se que mais de 30 mil pessoas tenham morrido em decorrência da revolta. O governo brasileiro, desde D. Pedro I não tinha por costume negociar uma possível paz antecipadamente, a repressão violenta era a estratégia mais utilizada e que se repetiu com a Cabanagem. O movimento (Cabanagem) foi derrotado logo não conseguiu manter sua separação política frente ao Brasil, bem como, não houve um Acordo/Contrato de paz, considerando a derrota militar dos cabanos frente ao as tropas imperiais.