Considerando o albinismo recessivo. Rafael se casou com Ana, ambos têm pigmentação, os seus pais tem pigmentação, mas Rafael e Ana possuem irmão com albinismo. Qual probabilidade de Rafael e Ana terem uma criança albina?
Respostas
Como essa questão não está bem formulada, podemos afirmar que existem dois resultados, a probabilidade desse casal ter uma criança albina é de 1/4 ou 25% ou de 0%, a depender do genótipo do casal.
- Mas como saber disso ?
Ela nos disse que Rafael se casou com Ana, ambos possuem pigmentação, os seus pais tem pigmentação e Rafael e Ana possuem irmãos que possuem o albinismo. Dito isso, nos pergunta qual a probabilidade de Rafael e Ana terem uma criança albina.
Quando a questão nos disse que os pais possuem pigmentação, e Rafael e Ana possuem irmãos com albinismo, ela só nos deu o genótipo dos pais de Rafael e Ana, ambos são heterozigotos (Aa), isso porque :
- Fazendo o cruzamento entre 2 heterozigotos :
A a
A AA Aa
a Aa aa
E é aí que nos falta informações para fecharmos a questão, perceba que pela análise desse quadro de Punnett, 2 genótipos (Aa e AA) codificam alguém que possui pigmentação na pele, além disso, um genótipo, o homozigoto recessivo (aa), codificam alguém com o albinismo, que representaria o irmão de Rafael ou Ana. Só que Rafael pode ser homozigoto dominante ou heterozigoto, assim como Ana, pois se ambos possuem pigmentação, obrigatoriamente, vão possuir o alelo dominante em seu genótipo, vamos fazer os possíveis cruzamentos.
- Sendo ambos homozigotos dominantes (AA) :
A A
A AA AA
A AA AA
Desse cruzamento, nós percebemos que 100% dos genótipos são homozigotos dominantes (AA) e codificam alguém sem o albinismo.
- Sendo Rafael heterozigoto e Ana homozigota dominante (ou vice-versa) :
A A
A AA AA
a Aa Aa
Assim como no cruzamento anterior, 100% dos descendentes não iriam possuir o albinismo, já que 50% dos genótipos são heterozigotos (Aa) e 50% são homozigotos dominantes (AA).
- Mas sendo ambos heterozigotos :
A a
A AA Aa
a Aa aa
Entretanto, a partir da análise desse quadro de Punnett, podemos inferir que :
1/4 (25%) dos genótipos são homozigotos dominantes (AA) e codificam alguém sem o albinismo.
1/2 (50%) dos genótipos são heterozigotos (Aa) e codificam alguém sem o albinismo.
1/4 (25%) dos genótipos são homozigotos recessivos (aa) e codificam alguém com o albinismo.
Em suma, ao analisarmos os cruzamentos, percebemos que a probabilidade de terem uma criança albina pode ser de 25% (se ambos forem heterozigotos) ou 0% (em qualquer caso sendo eles não heterozigotos).
Para mais exercícios semelhantes, acesse :
https://brainly.com.br/tarefa/47392321
Bons estudos e espero ter ajudado :)