Getúlio Vargas foi o governante mais duradouro do período republicano no Brasil e responsável por um legado enorme e polêmico. Para muitos, sua maior realização foi a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), em 1943, que contiua em vigor.
"O presidente, então, cria a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) em 1943, que oficializa uma série de direitos aos trabalhadores brasileiros, e estrutura um novo esquema sindical baseado no corporativismo (como defendiam os integralistas), onde os sindicatos respondem diretamente ao Governo Federal e ao sistema unificado com base nos ofícios, possibilitando o ordenamento sindical na correlação 'um grupo de ofício, um sindicato nacional."
NOGUEIRA, André. De ditador anticomunista a pai dos pobres: conheça a vida pessoal e política de Getúlio Vargas. Aventuras na História, 19 abr. 2019. Disponível em: .
Acesso em: 7 mai. 2019.
Defendida de forma ardente pelos sindicatos brasileiros, a CLT teve um custo para os trabalhadores brasileiros quando compreende-se que
O
A. obrigou a filiação dos trabalhadores a um único sindicato nacional.
O
B. acabou com as instâncias de representação dos trabalhadores.
O
C. fragmentou os trabalhadores em uma enorme quantidade de sindicatos.
O
D. foi responsável também pelo fim da autonomia dos sindicatos.
Respostas
respondido por:
1
Explicação:
A CLT surgiu pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1 de maio de 1943, sancionada pelo então presidente Getúlio Vargas, unificando toda legislação trabalhista existente no Brasil. ... A Consolidação das Leis do Trabalho, cuja sigla é CLT, regulamenta as relações trabalhistas, tanto do trabalho urbano quanto do rural
Resposta: alternativa x
ismaelpaivajr:
qual altenativa
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás