7) O numero atômico de um elemento é 75 e seu número de massa é 206. Quantos eletrons. protons e nêutrons possui um átomo neutro desse elemento? 8) Indique a quantidade de elétrons, o número atômico e o número de massa de um átomo que apresenta 13 prótons e 18 nêutrons.
Respostas
Resposta:
7) O átomo do elemento em questão possui 75 elétrons, 75 prótons e 131 nêutrons.
8) O átomo em questão possui 13 elétrons, número atômico igual a 13 e número de massa igual a 31.
Explicação:
Para solucionar a questão, inicialmente é preciso entender a estrutura interna de um átomo. Átomos são formados por um núcleo atômico, dentro do qual existem prótons e nêutrons, sendo que ao redor desse núcleo existe a eletrosfera, uma nuvem eletrônica na qual existe a possibilidade de se encontrar elétrons. A seguir, encontra-se a descrição dessas três partículas formadoras dos átomos:
- Prótons: principais partículas existentes nos núcleos atômicos, são os prótons que determinam a diferença entre os elementos (cada átomo de um elemento específico possui um número específico de prótons em seu núcleo). Cada próton possui massa equivalente a 1 u e carga igual a 1,6 x C.
- Nêutrons: outro tipo de partícula existente no núcleo atômico, o nêutron possui massa semelhante à do próton, porém é eletricamente neutro, não possuindo carga elétrica.
- Elétrons: partículas elementares presentes na eletrosfera, ao redor do núcleo atômico, os elétrons não possuem massa, e sua carga é contrária em relação à do próton, sendo igual a - 1,6 x C.
Dessa forma, visto que tanto prótons quanto nêutrons possuem massa igual a 1 u, para se determinar a massa de um átomo basta somar o número de prótons e nêutrons que esse átomo possui.
Além disso, como os prótons são as partículas que determinam a individualidade de cada elemento químico, o número atômico de um elemento é igual ao número de prótons que um átomo desse elemento possui.
Por fim, como prótons e elétrons são as partículas que possuem carga, a carga final do átomo é determinada pela soma das cargas de todos os prótons (cargas positivas) e de todos os elétrons (carga negativa). Assim, em um átomo eletricamente neutro (estado natural dos elementos encontrados na natureza), o número de prótons do átomo é igual ao número de elétrons.
Assim sendo, como o elemento tratado na questão 7) possui número atômico igual a 75, pode-se afirmar que um átomo neutro desse elemento possui 75 prótons.
Além disso, como seu número de massa é igual a 206, pode-se calcular a quantidade de nêutrons por meio da seguinte fórmula:
Número de massa = número de prótons + número de nêutrons
206 = 75 + número de nêutrons
número de nêutrons = 206 - 75
número de nêutrons = 131
Para finalizar, como o átomo é eletricamente neutro, seu número de elétrons será igual ao número de prótons, ou seja, 75.
Já na questão 8) o átomo em questão possui 13 prótons, de modo que seu número atômico é igual a 13. Assumindo que ele seja um átomo neutro, seu número de elétrons também será igual a 13. Por fim, como ele possui 18 nêutrons, seu número de massa será igual a 13 + 18, o que equivale a 31 u.
Para saber mais sobre átomos, acesse o link: https://brainly.com.br/tarefa/43996269