Até ás 00:00!! Há uma considerável diferença econômica e de desenvolvimento na América, o que faz ter regões mais desenvolvidas que outras, assim, moldando as configurações das migrações internas no continente. A partir da afirmação do que foi estudado, caracterize como são as imigrações e a questão dos refugiados na América, expondo quais são os países que mais recebem imigrantes, o porquê e quem são os principais refugiados americanos.
Respostas
Resposta:
De maneira geral, a principal característica que irá ditar o desenvolvimento de um país americano é a sua forma de colonização. Ou seja, sob uma óptica histórica, países que tiveram a sua colonização baseada na exploração (sobretudo no regime de Plantation), obtiveram um atraso considerável de desenvolvimento perante nações americanas de características pautadas no povoamento (a saber os Estados Unidos).
Posto isso, conforme o passar das décadas e o avanço do meio técnico-científico-informacional dos países desenvolvidos, a migração cresceu exponencialmente. Ademais, tal fato mostra-se, de maneira acentuada, após a ocorrência de desastres naturais (tal como o Haiti), fatores econômicos (tal como a Venezuela e outros países andinos) e/ou fatores militares (tal como o período de guerra contra milícias das FARC na Colômbia).
Desse modo, a saber as sucessivas crises Venezuelanas na última década, o Chile e a Colômbia foram os países que mais receberam refugiados oriundos do país andino em número absolutos segundo a ACNUR. Nesse caso, um dos motivos a serem levados em consideração pelos venezuelano é a proximidade (no caso colombiano) e a taxa de desenvolvimento (no caso chileno).
No contexto de imigração de país subdesenvolvido para desenvolvido, é possível citar o caso dos países da América Central (sobretudo Honduras e Nicarágua) para os Estados Unidos. De maneira geral, a principal característica é a proximidade desses países entre si, somado ao desemprego, violência (seja ela civil ou do próprio Estado - no caso nicaraguense) ou a fome. Sob esse ponto de vista, é necessário salientar o grande imaginário do estilo de vida americano (American way of life) propagado e desejado por muitos.