• Matéria: Português
  • Autor: cpiruzinho
  • Perguntado 3 anos atrás

Fernando Sabino formou um grupo inseparável com os também escritores mineiros, Hélio Pellegrino, Paulo Pendes Campos e Otto Lara Rezende.
Funcionário público e professor
Em 1942, é admitido como funcionário da Secretaria de Finanças de Minas Gerais. Leciona Português no Instituto Padre Machado. É nomeado oficial de gabinete do secretário de agricultura.
Fernando Sabino fez estágio de três meses como aspirante no Quartel de Cavalaria de Juiz de Fora, período que serviria de inspiração para hilariantes episódios no livro O Grande Mentecapto.
Em 1944, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde se firmou como colaborador de diversos jornais. Em 1946 formou-se em Direito e embarcou com Vinícius de Moraes para os Estados Unidos.
Instalado em Nova York, trabalha no Escritório Comercial do Brasil e depois no Consulado Brasileiro. Em 1947, envia crônicas de Nova York para os jornais "Diário Carioca" e "O Jornal", do Rio, que são transcritas por diversos jornais do resto do país. Realiza uma série de entrevistas com Salvador Dali e faz reportagem sobre Lasar Segall.
Em 1948, Fernando Sabino volta ao Brasil e assume o cargo de escrivão da Vara de Órfãos e Sucessões. Em 1949, colabora com diversos jornais e com a revista "Manchete".
Encontro Marcado
Em 1956, Fernando Sabino publica o romance "O Encontro Marcado", um grande sucesso de crítica e de público, além de adaptações teatrais no Rio e em São Paulo. Em 1959 comparece ao lançamento do livro em Lisboa. Em 1962 o livro é publicado na Alemanha.
Encontro Marcado é uma narrativa longa que conta a história de um jovem em desesperada procura de si mesmo e da verdadeira razão de sua vida. A obra leva o leitor a passear pelas ruas de Belo Horizonte conhecendo um pouco das gerações que por elas passaram e marcaram a cidade.
É uma história da adolescência e juventude, dos prazeres fugidos, desespero, cinismo, desencanto, melancolia e tédio que se acumulam no espírito do jovem escritor Eduardo Marciano, um homem que amadurece em um mundo desorientado.
O jovem caminha pela procura incessante da felicidade e pelo desejo profundo de encontrar respostas para a grande pergunta sobre a existência de Deus.
Editor, roteirista e Adido Cultural
Em 1960 Fernando Sabino vai para Cuba, como correspondente do Jornal do Brasil. Faz reportagem sobre a revolução cubana.
Com o livro A Revolução dos Jovens Iluminados, inaugura a "Editora do Autor", fundada em sociedade com Rubem Braga e Walter Acosta. Em 1965 se desfaz da sociedade e funda a Editora Sabiá.
Escreve o argumento, roteiro e diálogos do filme dirigido por Roberto Santos, de sua obra, O Homem Nu.
Fernando Sabino é efetivado no cargo de redator do Serviço Público, da Biblioteca Nacional e mais tarde da Agência Nacional, cabendo-lhe a elaboração de textos para filmes de curta metragem.
Em 1964, durante o governo João Goulart, é contratado para exercer as funções de Adido Cultural junto à Embaixada do Brasil em Londres. Em 1972 funda a Bem-Te-Vi Filmes.
Em 1975, após 16 anos de colaboração, Fernando Sabino deixa o Jornal do Brasil, onde permaneceu por 15 anos. Inicia, em 1977, a publicação de crônica semanal sob o título de "Dito e Feito" no jornal "O Globo". Sua colaboração se prolongará por 12 anos, sendo reproduzida no "Diário de Lisboa" e em oitenta jornais no Brasil.
Fernando Sabino faleceu na cidade do Rio de Janeiro, no dia 11 de outubro de 2004.

1) Em: “Nesse mesmo ano reúne seus primeiros contos no livro Os Grilos não Cantam Mais.”, a expressão NESSE MESMO ANO possui um sentido de
a) possibilidade.
b) tempo.
c) modo.
d) opção.

2) Qual a finalidade deste texto?
a) Esse texto é uma biografia e tem por função compartilhar, a um público amplo, o relato de vida do autor Fernando Sabino de modo a popularizar ou acessibilizar esse conhecimento.
b) Esse texto é uma reportagem e tem por intuito de informar, ao mesmo tempo que prevê criar uma opinião nos leitores a respeito da vida do escritor Fernando Sabino.
c) Esse texto é uma minibiografia, ou seja, um recorte de tempo da vida de Fernando Sabino, focalizando apenas elementos da sua vida familiar.
pfv me ajudem

Respostas

respondido por: Sribeirokaylane
5

Resposta:  possibilidade letra A , e a questão 2 é a letra B

Explicação:  espero ter ajudado

respondido por: vivimaria0403
1

Resposta:

a)envia crônicas de Nova York para os jornais.

Explicação: no 5º parágrafo fala isso, nesse trecho ''Em 1947, envia crônicas de Nova York para os jornais “Diário Carioca” e “O Jornal”, do Rio, que são transcritas por diversos jornais do resto do país. [...]''

Perguntas similares