4. Tendo em vista a maior participação das mulheres nos jogos, qual a providência tomada pela organização dos jogos de Tóquio para melhorar essa situação?
Respostas
Resposta:
Segundo o Comitê Olimpíco Internacional (COI), que, inclusive, nomeou em fevereiro deste ano uma mulher como chefe da organização da Olimpíada, a ex-atleta Seiko Hashimoto, a divisão nesta edição está assim: 51% de homens e 49% de mulheres, o maior percentual da história desta que é maior competição esportiva do mundo e um marco no protagonismo feminino. Nos Jogos Paralímpicos, a expectativa é que as atletas mulheres representem 40,5% do total.
Explicação:
Em comunicado, o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio disse que os esportes podem ser um veículo poderoso para superar vários desafios sociais, incluindo a igualdade de gênero. Por isso, nos últimos anos, promoveu uma série de ações, com base na Carta Olímpica, nas Recomendações de Igualdade de Gênero do COI e em linha com os princípios da Iniciativa de Esportes Femininos para a Igualdade de Gerações da Organização das Nações Unidas (ONU), em busca de uma sociedade igualitária, diversa e inclusiva.
"Temos certeza de que nosso progresso na igualdade de gênero servirá de modelo dentro do Movimento Olímpico para as edições futuras dos Jogos de Inverno e Verão, em Pequim 2022 e Paris 2024", informou a entidade.
espero ter ajudado