O gráfico representa o aquecimento de 100g de uma substância.
a) Qual o calor específico da substância?
b) Qual a capacidade térmica da substância?
Respostas
Resposta:
a)Q = m*c*/T90 = 100*c*(50 – 20)90 = 100*c*(30)90 = 3.000c90 / 3.000 = cc = 3/100*********************c = 0,03 cal/g*°C*********************Letra B)C = Q / /TC = 90/30*****************C = 3 cal/°C*****************Outra FormaC = c*mC = 0,03 cal/g*°C * 100g*****************C = 3 cal/°C*****************.
B)O calor específico (c), também chamado de capacidade térmica mássica, é uma grandeza física que está relacionada com a quantidade de calor recebida por um corpo e a sua variação térmica.
O calor específico (c), também chamado de capacidade térmica mássica, é uma grandeza física que está relacionada com a quantidade de calor recebida por um corpo e a sua variação térmica.Sendo assim, ele determina a quantidade de calor necessária para aumentar a temperatura de 1 °C de 1g do elemento.
O calor específico (c), também chamado de capacidade térmica mássica, é uma grandeza física que está relacionada com a quantidade de calor recebida por um corpo e a sua variação térmica.Sendo assim, ele determina a quantidade de calor necessária para aumentar a temperatura de 1 °C de 1g do elemento.Diferente do calor específico, o qual depende somente da substância, a capacidade térmica depende diretamente da substância e da massa do corpo.
O calor específico (c), também chamado de capacidade térmica mássica, é uma grandeza física que está relacionada com a quantidade de calor recebida por um corpo e a sua variação térmica.Sendo assim, ele determina a quantidade de calor necessária para aumentar a temperatura de 1 °C de 1g do elemento.Diferente do calor específico, o qual depende somente da substância, a capacidade térmica depende diretamente da substância e da massa do corpo.Em outras palavras, a capacidade térmica (C) é uma grandeza física característica de corpo, ou seja, ela intervém na sua massa. Já o calor específico (c) é uma grandeza física característica de substância.
Para calcular o calor específico das substâncias utiliza-se a seguinte fórmula:
Para calcular o calor específico das substâncias utiliza-se a seguinte fórmula:c = Q/m. Δθ ou c = C/m
Para calcular o calor específico das substâncias utiliza-se a seguinte fórmula:c = Q/m. Δθ ou c = C/mOnde,
Para calcular o calor específico das substâncias utiliza-se a seguinte fórmula:c = Q/m. Δθ ou c = C/mOnde,c: calor específico (cal/g.°C ou J/Kg.K)
Para calcular o calor específico das substâncias utiliza-se a seguinte fórmula:c = Q/m. Δθ ou c = C/mOnde,c: calor específico (cal/g.°C ou J/Kg.K)Q: quantidade de calor (cal ou J)
Para calcular o calor específico das substâncias utiliza-se a seguinte fórmula:c = Q/m. Δθ ou c = C/mOnde,c: calor específico (cal/g.°C ou J/Kg.K)Q: quantidade de calor (cal ou J)m: massa (g ou Kg)
Para calcular o calor específico das substâncias utiliza-se a seguinte fórmula:c = Q/m. Δθ ou c = C/mOnde,c: calor específico (cal/g.°C ou J/Kg.K)Q: quantidade de calor (cal ou J)m: massa (g ou Kg)Δθ: variação de temperatura (°C ou K)
Para calcular o calor específico das substâncias utiliza-se a seguinte fórmula:c = Q/m. Δθ ou c = C/mOnde,c: calor específico (cal/g.°C ou J/Kg.K)Q: quantidade de calor (cal ou J)m: massa (g ou Kg)Δθ: variação de temperatura (°C ou K)C: capacidade térmica (cal/°C ou J/K)
Explicação:
Se um corpo possui a capacidade térmica de 20 cal/°C, isto significa que quando ele receber ou ceder 20 calorias, sua temperatura aumentará ou diminuirá de 1°C.