6. Bactérias sensíveis à penicilina foram cultivadas no mesmo meio de cultura que bactérias resistentes a essa substância e, após certo tempo, alguns indi- viduos do grupo sensível tinham se tornado resis- tentes. Supondo que esses indivíduos não tenham sofrido mutação, explique como eles podem ter adquirido resistência à penicilina.
Respostas
Resposta:
A resistência contra os antibacterianos pode ser obtida por caminhos alternativos à mutação, como por compartilhamento de genes.
Neste exemplo, a convivência entre bactérias que continham genes de resistência junto com as que não continham possibilitaria haver a transmissão dessa característica das resistentes para as sensíveis através de:
• Transformação: Os genes de resistência de uma bactéria são eliminados por ela e acabam sendo incorporados por outra (no caso a sensível).
• Transdução: Um gene de resistência é transmitido de uma bactéria para outra por meio de bacteriófagos (vírus) injetando os genes de resistência de uma bactéria em outra. Muito comum, acontece por exemplo com Strepto aureus e pyogenes.
• Conjugação: Os genes de resistência são transmitidos entre duas bactérias através de pontes citoplasmáticas (pili), onde o plasmídeo (unidade móvel gênica) de uma será transmitido para outra.
• Transposição: Os genes de resistência são transmitidos através dos cromossomos da bactéria doadora, compartilhado em pequenos segmentos (transpossons).
Explicação:
Como o exercício não cita a presença ou ausência de vírus ou as espécies em questão, não é possível dizer com certeza qual forma foi.