Respostas
Resposta:
Resumo 1: Em 1791, iniciou-se uma rebelião sem precedentes em toda a ilha, motivada pela notícia de que o governo revolucionário francês estendera a igualdade de direitos a todos os cidadãos livres das colônias. Sem uma liderança definida, a situação na ilha era de caos e desordem. Entrei 1791 e 1804, os negros e mestiços da ilha enfrentaram a elite branca local, os soldados da monarquia francesa, uma invasão espanhola, uma expedição britânica com cerca de 60 mil integrantes e uma expedição francesa enviada por Napoleão Bonaparte. Esta última, derrotada em 1803, permitiu a fundação do Estado do Haiti, nome indigenas utilizado para designar toda a ilha antes da chegada dos europeus.
Resumo 2: Desses quilombos emergiu a primeira revolta organizada contra os brancos antes da Revolução Francesa (1789), conduzida por François Mackandal , cujas forças rebeldes aterrorizavam os fazendeiros brancos durante seis anos.
Em 1791, iniciou-se uma rebelião sem precedentes em toda a ilha, motivada pela notícia de que o governo revolucionário francês estendera a igualdade de direitos a todos os cidadãos livres das colônias.
Entrei 1791 e 1804, os negros (cativos e libertos) e mestiços da ilha enfrentaram a elite branca local, os soldados da monarquia francesa, uma invasão espanhola, uma expedição britânica com cerca de 60mil integrantes e uma expedição francesa enviada por Napoleão Bonaparte.
Esta última, derrotada em 1803, permitiu a fundação do Estado do Haiti, nome índigena utilizado para designar toda a ilha antes da chegada dos europeus.