Em uma solução aquosa de brometo de hidrogênio (HBr), as interações entre os ânions Br-e as moléculas que os solvatam são do tipo diferente das que ocorrem entre os cátions H3O+ e as moléculas que o solvatam. Considerando o que foi estudado sobre ligações intermoleculares, explique essa diferença.
Respostas
A diferença é que as interações intermoleculares entre os ânions Br⁻ e as moléculas que os solvatam são do tipo dipolo permanente e as interações que ocorrem entre os cátions H₃O⁺ e as moléculas que o solvatam são do tipo ligação de hidrogênio.
Na interação intermolecular do tipo dipolo permanente ocorre uma atração entre o ânion Br⁻ e a carga parcial positiva presente nos dois átomos de hidrogênio da molécula de água (H₂O).
Já no caso da atração entre o H₃O⁺ e as moléculas que o solvatam, podemos afirmar que é uma ligação de hidrogênio, pois essa força intermolecular ocorre apenas entre o hidrogênio e os três átomos mais eletronegativos: o flúor, o oxigênio e o nitrogênio. Nela ocorre a força de atração mais intensa de todas as forças intermoleculares.
Espero ter ajudado!