De que maneira a Filosofia, sobretudo a partir dos estudos da Ética, pode ser útil e contribuir com as análises relacionadas à privacidade no uso das novas tecnologias de informação e comunicação?
Respostas
A Filosofia pode ajudar na construção de reflexões válidas sobre seguir e não seguir as regras éticas que são impostas pelas empresas que trabalham com determinados serviços digitais. Naturalmente, cada reflexão contribui para a mudança ou não de comportamento perante a sociedade.
Como exemplo de reflexão que pode ser feita com base nos estudos da Ética, podemos destacar:
As regras éticas ajudam a melhorar o meu ambiente de trabalho ou de estudos?
Mantenha-se fiel aos seus objetivos de vida!
Resposta:
A filosofia contribui com o conceito de ética e cidadania, onde os indivíduos devem ter consciência de seus respectivos direitos e deveres.
Com a LEI o consentimento do titular dos dados ganhou especial tratamento na legislação, o que confere autonomia e poder ao cidadão, uma vez que, sem o seu consentimento expresso e manifesto, as empresas e organizações não estarão autorizadas a coletar, usar ou tratar os dados dos usuários - salvo nas hipóteses de exceção previstas na própria lei.
O cidadão também adquire o direito de pedir a eliminação dos dados, ou seja, revogar o consentimento anteriormente outorgado, devendo a empresa coletora deletar os dados do usuário de seus cadastros.
Explicação:
Outrossim, deve ser observada a finalidade, ou seja, o cidadão tem o direito de saber clara e especificamente quais os objetivos da coleta e do uso de seus dados - para quê serão utilizados. Por consectário lógico, a finalidade deve ser lítica e atender à boa-fé.