1)
A atividade física e seus benefícios gerados para quem a prática é um fator importante para saúde, mesmo em períodos de recomendação de isolamento social, o qual foi observado durante a pandemia de COVID-19, principalmente para a população de crianças e adolescentes. Desta forma, buscar alternativas para que esta população realize níveis mínimos de atividade física auxilia em diversos fatores, tanto como prevenção de sobrepeso e obesidade quanto em funções cognitivas e de estruturas cerebrais.
Com base nos efeitos positivos à saúde gerados pela atividade física, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas, apresentadas por Florêncio Junior, Paiano e Costa (2020).
I - “O comportamento sedentário também pode afetar negativamente as estruturas cerebrais em crianças com sobrepeso/obesidade.”
PORQUE
II – “Em recente estudo foi observado que maiores tempos destinados a assistir TV associou-se com menor volume de massa cinzenta em seis regiões do cérebro, mais tempo jogando videogame foi associado a redução de massa cinzenta em três regiões cerebrais e o tempo total de comportamento sedentário associou-se à redução de massa cinzenta em duas regiões do cérebro. Tais achados sugerem que crianças com sobrepeso/obesidade podem ter suas funções cognitivas prejudicadas pelo comportamento sedentário, devido a possíveis alterações na estrutura cerebral."
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
b)
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
c)
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.
d)
A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.
e)
As asserções I e II são proposições falsas.
2)
A compreensão entre a relação de que se refere atividade física, aptidão física e saúde é primordial nos processos que envolvem a intervenção profissional na Educação Física.
Desta forma, considere as informações de um caso hipotético que considera questões de saúde de uma pessoa e como deve ser o referencial a ser adotado para que a conduta profissional possa ser efetivada.
João é um engenheiro eletricista com idade de 46 anos de idade e trabalha cerca de 50-60 horas por semana, ou seja, um grande volume de trabalho. Sua altura é de 1,76 cm e João pesa 108 kg. Além do peso elevado, João apresenta problemas e níveis preocupantes de: colesterol total de 198 mg/dL, concentrações de lipoproteína de baixa densidade (LDL) de 149 mg/dL, lipoproteína de alta densidade (HDL) de 39 mg/dL, triglicerídios de 208 mg/dL e glicose sanguínea de 127 mg/dL. João apresenta taquicardia em repouso, com uma frequência cardíaca em repouso de 87 bpm e sua pressão arterial indica hipertensão de 149/88 mmHg. João apresenta risco cardiovascular indicado por medidas antropométricas simples, como circunferência da cintura e do quadril são de 109 cm e 103 cm, respectivamente. João não é fumante, mas consome 1 ou 2 copos de vinho durante o jantar. João relata não realizar qualquer atividade física nas horas de lazer e não se exercita.
Com base nas informações de João, analise as seguintes informações a seguir.
I – João apresenta problemas com a dimensão morfológica através da avaliação da composição corporal avaliada por meio de medidas antropométricas simples, que foram: peso, estatura, circunferência de cintura e quadril.
II – João apresenta problemas com a dimensão fisiológica indicada por exames clínicos que apontaram hipercolesterolemia, glicemia elevada, dislipidemia, hipertensão arterial.
III – Uma demanda elevada de trabalho pode direcionar para o desenvolvimento de estresse, o que pode ser um indicativo de problemas com a dimensão comportamental da aptidão física.
IV – O fato que que João não pratique atividade física, não se mostra preocupante, já que os problemas apresentados das dimensões comportamentais, fisiológica e morfológica advêm de um quadro exclusivo de longo período de estresse no trabalho.
Considerando o contexto apresentado, é correto APENAS o que se afirma em:
Alternativas:
a)
I e II.
b)
III e IV.
c)
I, II e III.
d)
I, III e IV.
e)
II, III e IV.
Respostas
respondido por:
4
A atividade física e seus benefícios gerados para quem a prática é um fator importante para saúde, mesmo em períodos de recomendação de isolamento social, o qual foi observado durante a pandemia de COVID-19, principalmente para a população de crianças e adolescentes. Desta forma, buscar alternativas para que esta população realize níveis mínimos de atividade física auxilia em diversos fatores, tanto como prevenção de sobrepeso e obesidade quanto em funções cognitivas e de estruturas cerebrais. a 2 justifica a primeira
edsonmiranda442:
Letra B
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás