– Como é chamada a política do governo chinês que tinha como objetivo conter o rápido crescimento da população e quais eram as punições impetradas aos casais que descumpriram as regras dessa política!
– Quais as medidas tomadas pelo governo indiano para conter a expansão demográfica no país?
– Explique como funciona o sistema de castas na Índia e como é a ordem hierárquia das principais castas?
– Dê exemplos de países que compõe os chamados tigres asiáticos e cite as principais características sociais e econômicas dos mesmos.
– Explique de que maneira o Japão se tornou o elo fundamental para desenvolvimento econômico dos Tigres Asiáticos.
– Aponte os principais problemas ambientais da China, causados principalmente pelo ritmo acelerado do crescimento econômico do país.
ME AJUDEM POR FAVOR!!!
Respostas
Resposta: 1 Política do filho único foi uma política implantada pelo governo da República Popular da China (com exceção da província de Henan)[1] - país que tem a maior população do mundo, com mais de 1 300 000 000 de habitantes - com o objetivo de reduzir o crescimento populacional e, desse modo, facilitar o acesso da população do país a um sistema de saúde e educação de qualidade.
2 Persuadir casais a esperar é a estratégia empregada pela Índia para frear o crescimento populacional acelerado, que ameaça converter a demografia do país de trunfo em peso paralisante.
Com quase 1,2 bilhão de habitantes, a Índia é desproporcionalmente jovem; aproximadamente metade da população tem menos de 25 anos.
3 Esse sistema que divide os hindus em rígidos grupos hierárquicos baseados em seu karma (trabalho)
No topo da ordem hierárquica estavam os brâmanes, que eram principalmente professores e intelectuais; acredita-se que eram descendentes de Brahma.
Então, vieram os Kshatriyas ou os guerreiros e governantes, supostamente de seus braços.
Em terceiro, os Vaishyas, ou mercadores, que foram criados a partir de suas coxas.
E, por último, os Shudras, que vieram dos pés de Brahma e faziam todos os trabalhos braçais.
4 Os chamados de Tigres Asiáticos possuem esse nome por causa do grande e rápido crescimento econômico, que estava inteiramente ligado às questões da economia do Japão. Esses países são a Coreia do Sul, Taiwan, Hong Kong e Cingapura.
5 Os Tigres Asiáticos, com exceção da Coreia do Sul, adotaram uma política de incentivos para atrair as indústrias transnacionais. Foram criadas Zonas de Processamento de Exportações (ZPE), com doações de terrenos e isenção de impostos pelo Estado.
6
Em virtude desse alto desenvolvimento econômico, industrial e da rápida expansão, a China tem aumentado o consumo de energia e as emissões de poluentes. Conforme destacado pelo sociólogo Steven Yearley (2009), a emissão de gases de efeito estufa (GEE) no país superou em 6% as emissões medidas nos EUA no ano de 2007