• Matéria: História
  • Autor: yuribatistaribeiro42
  • Perguntado 3 anos atrás

Gente, me ajuda aí por favor, 25 pontos

Democracia em Atenas

Instaurada em Atenas após a queda dos tiranos, entre os anos de 510 e 500 a.C., [...] a democracia pode ser sintetizada pela ação psicológica que exerce sobre os indivíduos que vivem sob o seu funcionamento: a liberdade que os encoraja e os estimula.

Heródoto concretiza este ideal de liberdade em um dos princípios fundamentais da democracia ateniense, a saber: a isegoría. De acordo com o historiador, “... a igualdade – isegoría – é uma instituição excelente; governados pelos tiranos, os atenienses não eram superiores [...]; livres, porém, cada um agia com todas as suas forças para cumprir a missão em seu próprio benefício” (V, 78). Esse princípio, a grande originalidade da forma de governo identificada com os atenienses, significa, em linhas gerais, igualdade da palavra, o direito igual à palavra. [...]

Outro princípio essencial à democracia ateniense é da isonomia, isto é, igualdade perante a lei. As leis, às quais todos os cidadãos estavam submetidos, necessitavam ser públicas e publicadas. Todos os cidadãos tinham igual participação no exercício do poder. O sentimento do ser semelhante – isoí – tão caro à comunidade políade e, em especial, à democracia é sintetizado por J-P. Vernant da seguinte forma: “Os que compõem a cidade – pólis –, por mais diferentes que sejam por sua origem, sua classe, sua função, aparecem de uma certa maneira semelhantes uns aos outros”. Outro sentimento que movia todos os cidadãos é o de responsabilidade pela comunidade política. Cada cidadão era responsável pelo seu voto e por suas ações.


a) O que Vernant quis dizer com a frase: “Os que compõem a cidade – pólis –, por mais diferentes que sejam por sua origem, sua classe, sua função, aparecem de uma certa maneira semelhantes’ uns aos outros”?


b) Na democracia ateniense, cada cidadão era responsável por seu voto e suas ações. Para você a democracia é a melhor forma de governo? Justifique.

Respostas

respondido por: HayderHISTORIADOR
1

Explicação:

a) no que se refere o que Venant disse, os que formavam as cidades mesmo que estejam vindo de outras etnias, o trabalho que eles exerciam e sua condição social não era diferente de seus outros compatriotas.

b) Sim, pois da chance ao cidadão, de ter seus direitos e suas vontades coletivas realizadas e respeitadas de acordo com o governante que ele votar , e suas ações pessoais eram preservadas com direito da liberdade desde que não feri-se os termos da lei ateniense.


yuribatistaribeiro42: Obrigado!
Perguntas similares