Assinale a alternativa correta.
A Independência da Bahia se deu em 2 de Julho de 1823, depois de intensas batalhas entre o Partido Português e o Partido Brasileiro iniciadas no Recôncavo e estendidas à capital da Província. Muitas dessas batalhas se deram na Baía de Todos os Santos.
As guerras de consolidação da Independência espalhadas pelo Brasil após o famoso Grito do Ipiranga, em 7 de setembro de 1822, contaram com a participação de sujeitos de vários grupos sociais. Na Bahia, a participação de negros libertos e cativos que buscavam ser recompensados com a Carta de Alforria foi marcante. As mulheres também estiveram presentes. Nessa narrativa, Maria Quitéria é considerada grande heroína da Guerra de Independência na Bahia.
O ato da Aclamação de D. Pedro defensor perpétuo e imperador constitucional do Brasil ocorreu no dia 12 de outubro de 1822. A iniciativa da Aclamação partiu do Senado da Câmara Municipal do Rio de Janeiro e contou com o apoio de diversos setores da sociedade brasileira, bem como da Junta Provisória do Governo, criada após o Grito de Independência. A Guerra de Independência na Bahia compôs um quadro de instabilidade política, instaurado no Brasil após a Independência.
D. Pedro, certo de que lado estaria desde os primeiros confrontos, colaborou com os brasileiros para a expulsão dos portugueses nas batalhas que aconteceram após a sua Aclamação como Imperador e Defensor do Brasil. Apenas, no Maranhão, ele se eximiu completamente, abandonando os maranhenses à sua própria sorte, já que preferiam a continuidade do vínculo com Portugal.
No dia 7 de novembro de 1837, Salvador amanheceu sob governo dos líderes da Sabinada. A maior causa desse levante e de outros tantos que eclodiram durante o período regencial foi, justamente, a exigência da autonomia da província baiana em relação ao Rio de Janeiro, objetivo que, conforme a Ata supracitada, permeou todo o processo de Guerra de Independência, anos antes.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
tô precisando tambem ho
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás