• Matéria: Filosofia
  • Autor: carlaoficial70
  • Perguntado 3 anos atrás

Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a concepção sociológica weberiana sobre o uso da força pelo Estado contemporâneo. * 1 ponto a) A força militar contemporânea, por seu poder de persuasão e atributos personalísticos, é um agente exemplar do tipo de dominação carismática. b) Na sociedade contemporânea, o poder compartilhado entre cidadãos e Estado, para o uso da força, define a dominação legítima do tipo racional-legal. c) O Estado contemporâneo caracteriza-se pela fragmentação do poder de força, conforme o tipo ideal de dominação carismática, a exemplo do patriarca. d) O Estado contemporâneo define-se pelo direito de monopólio do uso da força, baseado na dominação legítima do tipo racional-legal. ​

Respostas

respondido por: lorranasilvao162004
2

Resposta:E a alternativa "B" gente....eu acho rsrs

Explicação: Vir em outro site

respondido por: larissamagrani
2

Para Weber, o poder surge quando as vontades humanas querem se impor e, assim, os mais fortes dominam os mais fracos à medida que, na sociedade, há camadas de usuários legítimos do poder (B).

m primeiro lugar, o Estado. O Estado detém de todo poderio e possui, legitimamente, o uso do poder cunhado em força e violência.

De acordo com Weber, há a dominação tradicional, assentando-se na crença divina e das tradições e costumes culturalmente aceitas na sociedade.

Há a dominação carismática, muito usada por políticos, a fim de ascenderem ao poder, convencendo e sendo influência na vida dos indivíduos.

Há a dominação burocrática ou legal, que são autoridades legítimas por meio das leis e dos regimentos sociais através do mando e da obediência.

Link: brainly.com.br/tarefa/43697281

Anexos:
Perguntas similares