• Matéria: História
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 9 anos atrás

O que foi o Domingo Sangrento?

Respostas

respondido por: Nataliaalvesdesouza
630
Olá :)

Domingo Sangrento foi uma terrível data para a história, pois foi um massacre que tirou a vida de vários manifestantes em 1925. 

Esses manifestantes estavam em São Petersburgo, marchando até o Palacio de Inverno para iniciar uma petição ao czar. Porém, a guarda imperial acabou atirando nos manifestantes, matando em torno de 930 pessoas e ferindo 333. 

A petição tinha como objetivo buscar melhores condições de trabalho para os trabalhadores, salários justos  e redução da jornada de trabalho. 
respondido por: EduardoPLopes
142

O Domingo Sangrento foi um evento da história da Rússia ocorrido (pelo nosso calendário, o gregoriano) em 22 de Janeiro de 1905.

Começou como uma passeata pacífica, organizada pelas agremiações políticas proletárias - entre elas o que viria a ser o Partido Bolchevique - contra as péssimas condições de trabalho e vida tanto nos campos quanto nas cidades, tendo os manifestantes organizado uma Declaração que deveria ser entregue ao Czar ao final da marcha/protesto, que a entregaria no Palácio de Inverno, onde estava o Czar.

As forças do Czar, contudo, reagiram de maneira extremamente violenta e brutal contra os manifestantes, disparando contra elas e matando, ao menos, 930 pessoas - de acordo com as fontes anti-governo foram mais de 4 mil! -, o que acabou fazendo com que os russos perdessem o respeito que até então detinham pelo Czar - acreditavam nele o suficiente para desejar entregar-lhe em mãos uma manifestação, por crerem que ele protegeria o seu povo - e é uma das causas estruturais que levaram, eventualmente, à Revolução Russa.

Mais sobre a Revolução Russa em:

https://brainly.com.br/tarefa/9629502

Anexos:
Perguntas similares