• Matéria: Pedagogia
  • Autor: dudinhamoura144
  • Perguntado 3 anos atrás

Relatório psicopedagógico sobre o aluno Hugo dos Santos Martins:


NOME: Hugo dos Santos Martins

IDADE: 6 anos

NOME DO PAI: Jairo Carlos Martins

NOME DA MÃE: Tereza da Silva Martins

REALIDADE SOCIOCONÔMICA FAMILIAR: Classe média baixa.

ANO ESCOLAR ATUAL: 1º

NECESSIDADE EDUCACIONAL ESPECIAL: Deficiência física em membros inferiores (cadeirante) e dificuldade de aprendizagem.


Hugo tem um ótimo relacionamento com todas as pessoas que circulam na escola: colegas, professores e funcionários. Praticamente não há desentendimentos entre ele e os seus colegas, a não ser aqueles que são típicos do cotidiano escolar, pois todos o tratam com igualdade e respeito, percebendo suas necessidades e limitações. Não são observadaas brincadeiras de cunho ofensivo ou degradante relativas à sua deficiência. É um aluno que apresenta muita dificuldade de aprendizagem, o que, segundo a professora atual, acredita que ocorra porque ele tem defasagem de conceitos de anos anteriores, o que não significa que ele seja um discente incapaz de aprender, mas a sua aprendizagem ocorrerá de maneira mais lenta. O aluno mora com os pais e o irmão mais velho.


A mãe é muito envolvida: Ela sempre o traz e busca da escola, leva-o pontualmente à fisioterapia e aos médicos para ver se está tudo bem. Quanto à participação nos momentos de recreação, o aluno é sempre envolvido e adora desenhar, jogar joguinhos de tabuleiro e, ainda, participar de brincadeiras com os colegas. Vale ressaltar que os momentos de recreação são direcionados pela própria professora, que se preocupa em propor atividades que incluam Hugo. Ainda sobre o movimento de inclusão do aluno na sala de aula, para que o aluno se sinta como parte integrante da turma, ele senta-se mais para o meio da sala, pois se ficasse sentado mais para a frente, não conseguiria enxergar o resto da turma, logo, poderia sentir-se isolado.


Imagine que já faz sete meses que você está fazendo um estágio curricular em uma instituição de ensino, enquanto exigência para o seu curso de graduação em Pedagogia. Neste contexto, a professora responsável pela turma em que você está atuando solicita que você crie três diferentes atividades que envolvam jogos e brincadeiras e três que envolvam esporte, para auxiliar o aluno Hugo.

PRECISO DO PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADA

Respostas

respondido por: dileopol05
1

Resposta:

Padrão de resposta esperado

Brincadeiras:

1) Quebra-cabeça de balões. As crianças irão montar um quebra cabeça, porém, as peças do mesmo estarão dentro de balões. Os alunos serão organizados em duas equipes, os balões ficarão com a professora, uma equipe por vez virá à frente responderá uma pergunta sobre as disciplinas de matemática e português e, se acertar, terá a chance de pegar um balão e estourar, contendo a peça para montar o seu quebra-cabeça ou podendo conter também uma peça que montará o quebra-cabeça da equipe adversária.

2) Batata quente. Poderá ser utilizada uma batata ou uma bola. Todos se sentam e vão passando a "batata" enquanto a música toca; quando a música parar, aaquele que estiver com a batata na mão sairá da brincadeira ou pagará uma prenda.

3) Jogo da velha. Poderão ser confeccionados vários exemplares com material EVA e distribuídos para toda a turma. As duplas poderão ir se alternando, de forma que haja a possibilidade de os alunos jogarem com diferentes colegas.

Esportes:

1) Tiro ao alvo confeccionado com feltro e tinta. Pode ser posicionado de duas maneiras, ou pendurado em uma parede ou no chão, dependendo da mobilidade de quem irá jogar.

2) Boliche adaptado confeccionado com garrafas plásticas e bolinha. Ótimo jogo para cadeirantes; como o material é leve, facilita a dosagem da força utilizada para derrubar as garrafas.

3) Bate bola sentado. Na quadra, é criado um círculo com cadeiras, de forma que todos os alunos ficam sentados, em igualdade com o cadeirante. Os alunos vão batendo a bola, um para o outro, mas não podem se levantar. A professora fica responsável em pegar a bola quando cair no chão. Quem se levantar poderá deixar a competição.

Explicação:

Perguntas similares