Na fala da personagem , a concordância verbal esta em desacordo com a norma padrão da lingua portuguesa. Nesse sentido: a) indentifique o erro de concordância. b) explique por que que a concordância na frase está em desacordo com a norma padrão , esclarecendo o que pode levar os falantes a adota la. c) escreva duas versões da frase da charge na primeira substitua a expressão a gente por nosso clube é um dos que na segunda substitua o verbo ter pela locução deve haver e passe para o plural a expressão uma proposta irrecusável
Respostas
Resposta:
b)Porque a expressão "a gente" implicaria concordância no singular. Portanto, em "a gente temos" ocorre silepse de número: há concordância ideológica ao relacionar "a gente" com um grupo de pessoas.
c) Nosso clube é um dos que têm uma proposta irrecusável. Deve haver (umas) propostas irrecusáveis.
dsclp não sei a)
a) O erro de concordância verbal ocorre em "A gente temos".
b) A concordância na frase está em desacordo com a norma-padrão porque o verbo está no plural ("temos"), enquanto o sujeito está no singular ("a gente").
Isso indica uma concordância ideológica, pois a expressão "a gente" sugere ideia de pluralidade (refere-se a um grupo de pessoas). É um caso de silepse de número.
c) Duas versões dessa frase:
1ª versão - "Nosso clube é um dos que têm uma proposta irrecusável."
2ª versão - "Deve haver propostas irrecusáveis."
Explicação:
Na 1ª versão, foi usada a forma verbal "têm" (com acento) porque se refere a um sujeito no plural (clubes).
Na 2ª versão, foi usada a forma verbal "deve haver" no singular porque o verbo "haver" é impessoal quando tem sentido de existir.
Leia mais sobre concordância verbal em:
https://brainly.com.br/tarefa/1110691