Pesquisadores têm encontrado altas concentrações de um inseticida não biodegradável, o DDT, em tecidos de focas e leões-marinhos de regiões polares, onde ele nunca foi usado. As afirmativas a seguir tentam explicar como esse inseticida chegou aos animais. Analise-as e julgue como verdadeiras (V) ou falsas (F). Reescreva aquelas que forem falsas, tornando-as verdadeiras.
a) O DDT normalmente é utilizado como inseticida agrícola em ecossistemas terrestres. As chuvas carregam esse agrotóxico não biodegradável para os rios e, consequentemente, para o mar.
b) O agrotóxico é incorporado à teia alimentar marinha por meio do plâncton, que serve de alimento aos peixes.
c) Os peixes que se alimentam de plâncton contaminado são devorados pelas focas e pelos leões-marinhos, que passam a ter concentração do inseticida.
d) A concentração de DDT no fitoplâncton é maior que no zooplâncton, o que facilita a disseminação do inseticida no ambiente marinho.
Respostas
Resposta:
A)VERDADEIRA porque as chuvas levam os agrotóxicos das plantações para os rios e solo
B)FALSA porque são poucos animais que usam o plâncton como alimento como baleia e entre os peixes, os tubarões gigantes focas comem peixe e pássaros que pousam na água
C)VERDADEIRO um exemplo e como o covid se vc comer no mesmo prato do que uma pessoa contaminada vai pegar a doença do mesmo jeito se um animal comer outro infectado com agrotóxico vai ficar doente
D)vou responder essa com meus conhecimentos me desculpa se estiver errado desculpa, mas exite um ciclo como falei peixes podem comer plâncton e esse peixes pode ser comido por aves que se mais contaminada com o DDT (Dicloro-Difenil-Tricloroetanoe) maioria das vezes por serem presas mais fáceis por machucar partes do corpo ou forem comer a acabarem caindo na água podem ser pegos por tubarões fora outros peixes carnívoros e assim acontece a contaminação
porque o DDT e tao perigoso ?
R:O uso do DDT foi proibido por volta dos anos 70, em virtude de seu efeito acumulativo no organismo, dentre os malefícios causados por ele está o enfraquecimento das cascas de ovos das aves, envenenamento de alimentos como carnes e peixes.