Dentre as concepções construtivistas de aprendizagem temos diferentes formas de pensar e ensinar a língua. Essa diversidade ocorre porque suas bases advêm de epistemologias também diferentes, no entanto, todas concordam que a criança é um sujeito ativo no seu processo de aprendizagem.
Considerando a concepção da língua como interação social e as práticas pedagógicas que concebem o professor como mediador do processo de aprendizagem e as aulas como momentos privilegiados para o diálogo onde os alunos são postos a refletir a partir do texto com vistas à constante reconstrução de significados, identifique os teóricos que podem estar associados a essas ideias:
Assinale a alternativa que compreende apenas os teóricos que apoiam a concepção acima descrita.
Jean Piaget
Lev Vygotsky
Emilia Ferreiro
Paulo Freire
Mikhail Bakhtin
Respostas
respondido por:
16
Resposta: II, IV, V (Lev Vygotsky, Paulo Freire e Mikhail Bakhtin)
Explicação: Lev Vygotsky, pesquisador russo, discute a aprendizagem a partir das interações entre o sujeito e o objeto mediado por outros, que pode ser o professor, e, tal qual Bakhtin e Paulo Freire, concebe essa interação de maneira dialógica. Piaget e Emilia Ferreiro, apesar de adotarem a interação como base teórica, fundamentam-se nas estruturas internas e seu desenvolvimento.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás