com base nas informações do texto podemos comprovar que a Terra é esférica por meio de Três fatos quais são eles. É atividade da minha prima , ajuda pfvr
Respostas
Resposta:
Veja um barco a navegar em direção ao horizonte
Sente-se na praia e observe um barco a partir do porto e a entrar em mar alto em direção ao horizonte. Se a Terra fosse plana, veríamos o barco a ficar cada vez mais pequeno à medida que se afastava da costa. Mas como a Terra é quase esférica (quase, porque é ligeiramente achatada nos polos), à medida que ele se afasta da praia vemos o casco a esconder-se primeiro e depois o mastro. Há quem diga que esse efeito é apenas o resultado de uma ilusão ótica criada pela nossa perspetiva de objetos à distância, mas isso não é verdade: basta fazer exatamente a mesma coisa e observar o barco através de binóculos ou telescópios. Vai sempre parecer que o barco está a mergulhar no horizonte.
Olhe para as estrelas
Agora, escolha uma noite de céu limpo e um lugar afastado das luzes da cidade para olhar para as estrelas. As constelações que conseguir observar a partir do lugar que escolheu vão depender da latitude em que está: no hemisfério norte, a constelação de Ursa Maior, por exemplo, só pode ser vista em latitudes mais altas do que 41º Norte e é completamente invisível abaixo dos 25º Sul; e no hemisfério sul, a constelação Cruzeiro do Sul é vista durante todo o ano mas apenas pode ser vista nos trópicos no hemisfério norte. O facto de vermos “céus diferentes” só é possível porque a Terra é um globo e só podemos ver determinadas partes do céu tanto no hemisfério norte como no sul.
Observe um eclipse
Terá de esperar por julho do ano que vem para poder ver um eclipse lunar parcial em Portugal, mas basta olhar para as fotografias que chegaram no último eclipse solar que atravessou os Estados Unidos este verão para tirar as suas próprias conclusões. Um eclipse lunar ocorre quando a Lua é ocultada pela sombra da Terra. Ora, como o nosso planeta é redondo, a sombra também é redonda e vai cobrindo assim a superfície lunar. Se ela fosse plana, a sombra da Terra não passaria de uma linha que atravessava a Lua. E, como sabemos, não é isso que observamos.
Resposta:
Explicação: