RESPONDA SÓ SE SOUBER A RESPOSTA POR FAVOR!!! (livro Filosofia Berlendis)
Marque verdadeiro ( V ), ou falso ( F ):
( ) Um comportamento bom, digno de ser louvado, é tradicionalmente chamado de “virtude”, e um comportamento sistematicamente mau é chamado, por sua vez, de “vício”. Assim, é muito comum dizer que uma pessoa virtuosa é uma pessoa racional, pois sua razão a faria agir e se comportar de maneira boa. (53)
( ) “Quem se comporta com crueldade é o homem, não é o animal, aquilo não é crueldade; o animal não tortura, é o homem que tortura." (Carlos Reis, Diálogos com José Saramago. Lisboa: Editorial,1998, página 111)
( ) Ninguém pode ser chamado bom ou mau, ser louvado ou censurado, por causa das paixões que sente. Ao contrário, alguém é chamado bom ou mau devido às suas virtudes ou vícios.
( ) Na origem da palavra “paixão”, que designava um estado de passividade, o estado de alguém passivo, que apenas sofre uma ação cometida por outrem ou por alguma coisa. (47)
( ) A razão define o que é essencial do ser humano, enquanto, de modo geral, suas demais características podem ser encontradas também em outras espécies animais. (página 45).
( ) Na alegoria da caverna a intenção de Platão é apresentar uma ideia de graus de conhecimento diferenciado entre os homens. Uns estão vivendo nas sombras, enquanto outros, embora com mais dificuldades e desafios, chegam a saída da caverna e conhecem a realidade das coisas, o Sol, o bem e o conhecimento verdadeiro.
( ) Para Platão, a verdadeira realidade está na essência, na forma pura da coisa, que está no mundo das ideias e que se difere fundamentalmente das aparências.
( ) No conflito de Medeia, a luta entre paixão e razão explica por que muitas vezes o ser humano deixa de exercitar ou seguir sua razão. Ele deixa de fazer o que é racionalmente correto e aceitável, e a razão leva a melhor. (página 48)
( ) A paixão sem controle da paixão é o vício, e este é o oposto da virtude.
( ) A filosofia não investiga as escolhas metodológicas, as alternativas éticas, os aspectos políticos, psicológicos e estéticos presentes nos outros saberes.
Respostas
Marque verdadeiro ( V ), ou falso ( F ):
( V ) Um comportamento bom, digno de ser louvado, é tradicionalmente chamado de “virtude”, e um comportamento sistematicamente mau é chamado, por sua vez, de “vício”. Assim, é muito comum dizer que uma pessoa virtuosa é uma pessoa racional, pois sua razão a faria agir e se comportar de maneira boa. (53)
( V ) “Quem se comporta com crueldade é o homem, não é o animal, aquilo não é crueldade; o animal não tortura, é o homem que tortura." (Carlos Reis, Diálogos com José Saramago. Lisboa: Editorial,1998, página 111)
( V ) Ninguém pode ser chamado bom ou mau, ser louvado ou censurado, por causa das paixões que sente. Ao contrário, alguém é chamado bom ou mau devido às suas virtudes ou vícios.
(V) Na origem da palavra “paixão”, que designava um estado de passividade, o estado de alguém passivo, que apenas sofre uma ação cometida por outrem ou por alguma coisa. (47)
( V ) A razão define o que é essencial do ser humano, enquanto, de modo geral, suas demais características podem ser encontradas também em outras espécies animais. (página 45).
( F) Na alegoria da caverna a intenção de Platão é apresentar uma ideia de graus de conhecimento diferenciado entre os homens. Uns estão vivendo nas sombras, enquanto outros, embora com mais dificuldades e desafios, chegam a saída da caverna e conhecem a realidade das coisas, o Sol, o bem e o conhecimento verdadeiro.
( V ) Para Platão, a verdadeira realidade está na essência, na forma pura da coisa, que está no mundo das ideias e que se difere fundamentalmente das aparências.
( F ) No conflito de Medeia, a luta entre paixão e razão explica por que muitas vezes o ser humano deixa de exercitar ou seguir sua razão. Ele deixa de fazer o que é racionalmente correto e aceitável, e a razão leva a melhor. (página 48)
( F ) A paixão sem controle da paixão é o vício, e este é o oposto da virtude.
( F ) A filosofia não investiga as escolhas metodológicas, as alternativas éticas, os aspectos políticos, psicológicos e estéticos presentes nos outros saberes.
Bons estudos!