QUESTÃO 12- Sobre demografia e as pirâmides etárias, marque a única alternativa correta.
a) Existem diversos modos de se estudar a população de um pais, um deles é analisar a pirâmide etária de um respectivo país. Nessa análise a única coisa que não conseguimos analisar é a expectativa de vida da população, pois esse dado não aparece no gráfico
b) As pirâmides etárias podem ser divididas em três ou quatro tipos de acordo com a população do pais Uma das classificações possíveis é caracterizá-la em pirâmide jovem, pirâmide adulta (ou em transição) e pirâmide envelhecida (ou idosa). Correspondendo assim se a maior parte da população é jovem, adulta ou idosa.
c) Na pirâmide etária só é possível observar o gráfico que corresponde as mulheres, pois é o gênero com maior expectativa de vida, assim é desconsiderado o gênero masculino na análise de uma população.
d) Com a pirâmide etária não é possível observar os aspectos socioeconômicos de uma população, sendo uma análise muito mais aprofundada do que um gráfico pode mostran.
Respostas
Resposta:
letra (C)
Explicação:
espero ter ajudado
Resposta:
Acho que é a B.
Explicação:
a) incorreta - é possível analisar a expectativa de vida da população através da pirâmide etária sim. Se a ponta for mas estreita entre um país e outro, significa que esse país tem expectativa de vida menor, pois há menos pessoas dessa idade nele.
b) Correta - Tipos de pirâmide etária:
1. Pirâmide jovem: apresenta base larga, indicando que a taxa de natalidade é alta, consequentemente, a população representada é jovem. Já o topo é estreito, portanto a população envelhecida não tem elevada expectativa de vida. Um número elevado de jovens indica famílias numerosas e poucos recursos para atender às necessidades básicas da população. Países subdesenvolvidos, geralmente, apresentam esse tipo de pirâmide. Nesses países, as políticas públicas são insuficientes, e o acesso à educação e à saúde é precário.
2. Pirâmide adulta: apresenta uma base larga com tendência à diminuição, visto que há propensão a uma redução da taxa de natalidade. O topo e o corpo da pirâmide aparecem mais alargados, constatando o aumento da expectativa de vida, e o corpo representa a população economicamente ativa. Países em desenvolvimento, geralmente, apresentam esse tipo de pirâmide. Nesses países, há uma melhoria no acesso às condições básicas, como saúde, educação e formação qualificada para o mercado de trabalho.
3. Pirâmide envelhecida: apresenta uma base mais estreita, representando redução das taxas de fecundidade e de natalidade. Já seu topo é mais largo em comparação aos topos das demais pirâmides, indicando redução das taxas de mortalidade e aumento da expectativa de vida. A pirâmide envelhecida demonstra, então, que os países as quais ela representa enfrentam problemas em virtude da pequena proporção da população economicamente ativa e do aumento da população idosa. O elevado número de idosos demanda gastos por parte dos programas assistenciais, pois essa faixa etária encontra-se fora do mercado de trabalho.
4. Pirâmide rejuvenescida: apresenta alargamento nas primeiras faixas da base, indicando aumento dos jovens. Também apresenta o topo mais alargado, indicando melhores expectativa e qualidade de vida. Países desenvolvidos começaram a apresentar esse tipo de pirâmide em decorrência da necessidade de aumentar a mão de obra. Assim, incentiva-se, nesses países, o aumento da natalidade e busca-se manter uma elevada expectativa de vida.
c) incorreta- é possível analisar ambos os gêneros, pois ambos os gêneros são representados nos gráficos.
d) incorreta - o gráfico não mostra se o país é subdesenvolvido ou não, ou o PIB do país, mas há alguns padrões, como países desenvolvidos as vezes tem problemas com natalidade então a base do gráfico será menor.
Espero que alguma coisa que eu escrevi lhe seja útil de alguma forma :)