I - Existem vários blocos econômicos, alguns deles reúnem somente países de um mesmo continente e outros, numa tentativa de maximizar as relações comerciais globais, são integrados por nações de várias partes do planeta. São exemplos de blocos econômicos, EXCETO:
A) ( ) NAFTA
B) ( ) BRIC´S
C) ( ) MERCOSUL
D) ( ) UNIÃO EUROPEIA
II - A alternativa que NÃO corresponde a uma característica presente em todos os membros do BRICS.
A) ( ) Possuem amplos mercados consumidores.
B) ( ) Consolidaram, ao longo do tempo, relativas estabilidades econômicas.
C) ( ) São países emergentes em fase de crescimento social e econômico.
D) ( ) Elevados desempenhos nos índices de desenvolvimento humano.
A sequência correta é
( ) B e A
( ) A e D
( ) B e C
( ) B e D
Respostas
Resposta:
Bric's e D
Explicação:
O BRIC é apenas um termo criado para designar países com maiores potenciais econômicos até 2050, esses países mantem uma boa relação comercial, mas não formalizarão nenhum acordo para a produção de um bloco econômico.
Blocos econômicos são formados a partir de acordos firmados entre países, geralmente próximos, para facilitar a comercialização de produtos e o transporte de pessoas entre esses países, como é o caso da União Europeia.
D) Elevados desempenhos nos indices de desenvolvimento humano.
O bloco dos BRICS é formado pelos seguintes países: Brasil, Rússia, Índia, China e África do sul. Esses países apresentam um bom setor econômico, eles possuem uma grande quantidade de mão de obra e também uma grande quantidade de matérias primas.
São países de grande importância para o mundo, eles possuem uma certa estabilidade econômica, eles também comandam boa parte dos mercados consumidores do mundo e estão em desenvolvimento, tanto econômico quanto social.
Como ainda estão em desenvolvimento, esse países não apresentam em geral um alto índice de desenvolvimento humano.
Resposta:
B e D
O BRICS não é considerado um bloco econômico, e sim um grupo de países emergentes, formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, todos países que possuem crescimento social e econômico, estão em desenvolvimento, e possuem amplos mercados consumidores, mas não tem os maiores índices de desenvolvimento humano.