A Constituição brasileira de 1824, outorgada por D. Pedro I, previa:
A. Eleições diretas em todos níveis
B. Voto universal masculino
C. A separação entre estado e igreja católica
D. Quatro poderes de estado, incluindo o poder moderador
POR FAVOR, SÓ RESPONDA SE SOUBER! :)
Respostas
Resposta:
O Poder Moderador conferiu a D. Pedro um tipo de influência sobre as esferas de poder semelhante à dos reis absolutistas. Ele tinha o poder de não apenas nomear e destituir ministros, mas também de dissolver e convocar a Câmara dos Deputados, indicar membros vitalícios como governadores de províncias, entre outras coisas.
voltar a questão
Resposta Questão 2
Letra A
A Constituição de 1824 teve como principal elemento de articulação política a criação do Poder Moderador, isto é, um “quarto poder” que dava ao imperador o controle sobre os outros três (Executivo, Legislativo e Judiciário).
voltar a questão
Resposta Questão 3
Letra D
As ideias de Benjamin Constant influenciaram a composição da Constituição de 1824 e, por consequência, a estrutura do Poder Moderador. Constant previa a existência de cinco poderes, o poder real, o poder executivo, o poder representativo da continuidade, o poder representativo da opinião e o poder de julgar.
voltar a questão
Resposta Questão 4
Letra B
A Constituição de 1824 previa o exercício do sufrágio (voto) àqueles que tivessem renda e posses. Em razão dessa característica, ela chegou a receber o apelido de “Constituição da Mandioca”.
Explicação:
Boa tarde.
Alternativa D)
Bons estudos! ( ͡ᵔ ͜ʖ ͡ᵔ )