Um aluno decidiu arremessar uma bolinha de papel com forma aproximadamente esférica de raio 3 cm numa lixeira em forma de tronco de cone, como a figura a seguir, cujo círculo superior tem diâmetro igual a 30 cm.
Sabendo que todas as bolinhas que ele joga tocam a borda da parte aberta da lixeira ou adentram nela, a probabilidade do jovem acertar na lixeira sem acertar sua borda superior é de aproximadamente
A
23%
B
36%
C
44%
D
58%
E
67%
Respostas
Resposta:
00110011 00110110 00100101
Explicação passo a passo:
Para resolver essa questão prescisamos fazer uma projeção de um círculo dentro da lixeira. Como assim?
É o seguinte, ele quer a probabilidade na qual a bolinha não toque na borda da lixeira, para isso, precisamos fazer uma projeção de uma "borda menor do que a atual", para ser mais epecífico 6 centímetros menor (diâmetro da bolinha), posssibilitando assim que ao jogar a bolinha ela não toque na borda original pois a "borda" projetada impossibilita isso, dessa forma demarcamos a área que a bolinha pode entrar (senão toca na borda) e, consequentemente, a área que ela não pode entrar.
Área total = Pi. Raio^2
Área total = 15^2 . Pi
Área total = 225. Pi
O raio da área projetada é igual a 15 - 6 por causa do diâmetro da bolinha. Dessa forma temos que:
Área projetada = 9^2 . Pi
Área projetada = 81 . Pi
Nisso sabemos que a bolinha pode cair em uma área de 81 . Pi, pois asim não tocará na borda. E probabilidade é fração então:
P = [ ( 81 . Pi ) / ( 225 . Pi) ] . 100
P = [ 0,36 ] . 100
P = 36%
Espero ter ajudado e favorita se gostou : )
Aliás, a respota está em código binário (linguagem dos computadores) pois por mais que eu também ache que muitos conteúdo escolares são deprezíveis para a vida, eles são essenciais para que possamos ter o que desejamos no futuro.