Por que o Brasil manteve a unidade territorial?
Após a independencia, a América espanhola dividiu-se em vários países republicanos. Já a América portuguesa, território que deu origem ao Brasil, manteve a unidade territorial e a monarquia 1 Como e por que o Brasil se manteve unido? Os historiadores têm respostas diferentes para essa pergunta. Para José Murilo de Carvalho, os líderes dos movimentos pela independência tinham vários pontos em comum pertenciam a elite, tinham profissão liberal, educação superior (a maioria havia estudado em Portugal). Isso, na visão desse historiador, explica por que eles tinham ideias semelhantes: eram favoráveis a um Estado centralizado e conservador, que mantivesse a unidade do pais. Já para o historiador Luis Felipe de Alencastro, a unidade territorial do Brasil foi mantida porque as elites consideravam que, com um governo central forte (império), seria mais fácil manter a escravidão. Na época, a Inglaterra exercia fone pressão pelo fim do tráfico negreiro, chegando até a capturar os escravizados desembarcados nos portos brasileiros. Se uma provincia brasileira se separasse do resto do império, teria de enfrentar sozinha a Inglaterra, a maior potencia mundial. Por isso, as elites provinciais preferiram a união à separação.
4) A ideia central do texto é que
a. Há mais de uma versão sobre os motivos pelos quais o Brasil conservou a unidade territorial após o processo de independência.
b. As práticas inglesas de capturar escravizados desembarcados nos portos brasileiros influenciaram a criação do Estado unificado.
c. A unidade do país e a manutenção da escravidão interessavam a todos os brasileiros
d. A influência do processo de independência da América espanhola foi decisiva para a manutenção da unidade territorial no Brasil
Respostas
respondido por:
10
Resposta:
a) Há mais de uma versão sobre os motivos pelos quais o Brasil conservou a unidade territorial após o processo de independência.
Explicação:
Espero ter ajudado
emilyane28:
eta p.oha
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás