O sociólogo Max Weber deixou um grande legado no campo da sociologia, que se estende para diversas outras áreas do conhecimento, não só da Administração.

Na visão de Weber “Autoridade significa a possibilidade de que um comando ou ordem específica seja obedecido”, ou seja, autoridade representa o poder institucionalizado e oficializado.


Weber destaca três tipos fundamentais de autoridade.

Autoridade tradicional: quando os subordinados aceitam as ordens dos superiores como justificadas, porque essa sempre foi a maneira pela qual as coisas foram feitas. É uma questão cultural.
Autoridade legal, racional ou burocrática resultante da rejeição à tradição e contra a ordem social vigente, os subordinados aceitam as ordens do superior como justificadas, por causa da influência da personalidade e da liderança do superior com o qual se identificam.
Autoridade carismática quando as ordens dos superiores são aceitas como justificadas, porque consideradas legítimas e de acordo com certos preceitos ou normas, dos quais deriva o comando.

Assinale a alternativa correta:

A - Somente a afirmativa I está correta
check_circle
Resposta correta
B - Todas alternativas estão corretas
cancel
Respondida
C - Somente as afirmativas I e II estão corretas
D - Somente as afirmativas I e III estão corretas
E - Somente as afirmativas II e III estão corretas


htsouto: A - Somente a afirmativa I está correta

Respostas

respondido por: jadepelufo555
1

Resposta: Letra A

Somente a alternativa I está correta

respondido por: rosdrigocheliscastro
0

Resposta:

Somente a afirmativa I está correta

Explicação:

Autoridade tradicional: quando os subordinados aceitam as ordens dos superiores como justificadas, porque essa sempre foi a maneira pela qual as coisas foram feitas.

Autoridade carismática: resultante da rejeição à tradição e contra a ordem social vigente, os subordinados aceitam as ordens do superior como justificadas, por causa da influência da personalidade e da liderança do superior com o qual se identificam.

Autoridade legal, racional ou burocrática: quando as ordens dos superiores são aceitas como justificadas, porque consideradas legítimas e de acordo com certos preceitos ou normas, dos quais deriva o comando.

Perguntas similares