Respostas
Resposta:
A história da Grécia Antiga pode ser entendida em cinco períodos: Período Micênico do século XV a.C. início da expansão micênica à até o século XII a.C. com a chegada dos povos indo-europeus; O Período Homérico do século XII a.C. ao século VIII a.C., período em que foi criada as obras de Homero: a Ilíada e a Odisseia; ...
Resposta:
- Período Pré-Homérico
Iniciado com a chegada dos indo-europeus na Grécia, o período foi de aproximadamente 2000 a.C. até 1200 a.C. Esse período abrigou duas grandes civilizações no território grego. Uma delas era formada pelos cretenses, chamada civilização minoica, e a outra era a civilização micênica, composta pelos micênicos, também chamados aqueus.
Durante o período Pré-Homérico, a Grécia Antiga presenciou a chegada dos povos eólios, jônios e dórios. Esses povos migraram de outras regiões para a Grécia e foram muito importantes para a formação do povo grego.
- Período Homérico
Com o fim da civilização micênica, teve início o período Homérico, que durou de 1100 a. C. a 800 a.C. Durante esse período a Grécia Antiga viveu um retrocesso nas relações sociais e comerciais entre os gregos, causado pelas invasões dóricas.
Esse período marcou a decadência civilizacional da Grécia Antiga, com a diminuição da população grega, com a movimentação de povos que abandonaram os povoados para se fixarem em locais que ofereciam melhores condições de segurança. Além disso, houve a perda do conhecimento da escrita, que só foi readquirida no século VIII a.C.
No período Homérico ocorreu a formação dos genos – propriedades em que grandes famílias, descendentes de um mesmo ancestral, se mantinham unidas em torno da exploração econômica de uma mesma parcela de terras.
- Período Arcaico
Nesse período se iniciou a ascensão da civilização grega em seu domínio em parte da região mediterrânica. Foi nele que se formou a pólis, a cidade-Estado grega, com suas instituições políticas, primeiro a monarquia e depois a oligarquia, destacando-se principalmente as cidades de Atenas e Esparta. Passaram a desenvolver o comércio marítimo e houve a expansão da civilização, seja para o interior da península ou para a constituição de colônias na Ásia Menor, no Mar Negro ou mesmo na Península Itálica.