• Matéria: Pedagogia
  • Autor: mn6641460
  • Perguntado 3 anos atrás

MAGISTÉRIO:

Diferença entre BNCC e PCN


Sabemos que os dois mais importantes documentos que detalham o funcionamento da Educação Brasileira são os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A questão é que muitas pessoas não conseguem diferenciá-los. Para isto, irei mostrar as principais indagações que irá ajudá-los a diferenciá-los. Vejam:

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)

O que é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)?
A Base Nacional Comum Curricular é um documento que determina os
conhecimentos essenciais que todos os alunos da Educação Básica devem aprender, ano a ano, independentemente do lugar onde moram ou estudam. Todos os currículos de todas as redes públicas e particulares do país deverão conter esses conteúdos.

Qual é o objetivo deste documento?
Como a BNCC define os conhecimentos essenciais para toda a Educação Básica e é obrigatória, ela ajuda a diminuir as desigualdades de aprendizado: todos os alunos terão a mesma oportunidade de aprender o que é fundamental.


Quando ela começou a funcionar?
A fase de implementação começou após a homologação do documento pelo MEC, que ocorreu no segundo semestre de 2018, para as etapas da Educação Infantil e Ensino Fundamental e para o Ensino Médio. A implementação envolveu várias frentes de ação (que foram planejadas pelos estados e municípios, com apoio do MEC): - Houve a necessidade de adequação dos currículos das redes e dos projetos políticos pedagógicos das escolas à BNCC.

- Formação continuada dos professores e adequação dos materiais didáticos.

Os municípios poderão definir a sua base curricular?
Cada município deve definir seu currículo. A BNCC trouxe o essencial que todos os currículos, de todas as redes, deverão ensinar. Cada rede pode incluir, além do que determina a BNCC, os conhecimentos regionais. Como trabalhar a Base nas escolas, levando em consideração a realidade de cada comunidade? A BNCC não determina como ensinar, mas o que ensinar. Cada escola e cada rede deve dentro de seu currículo e PPP, definir como irá trabalhar as diversidades locais.

O que, afinal, é componente obrigatório ou não na BNCC?
No documento que diz respeito ao Ensino Fundamental, todas as atuais disciplinas (Língua Portuguesa, Educação Física, Arte, Língua Estrangeira Moderna, Matemática, Ciências, História e Geografia) são mantidas. Com a reforma do Ensino Médio, que prevê a flexibilização do currículo, por ora, apenas Matemática, Língua Portuguesa e Inglesa são obrigatórias. Além disso, o Novo Ensino Médio também contempla “estudos e práticas” de Artes, Educação Física, Filosofia e Sociologia. Os outros componentes obrigatórios da etapa de ensino ainda deverão ser debatidos pela BNCC.

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS

O que é parâmetros curriculares nacionais?
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) são diretrizes separadas por disciplinas elaboradas pelo governo federal e não obrigatórias por lei. Elas visam subsidiar e orientar a elaboração ou revisão curricular; a formação inicial e continuada dos professores; as discussões pedagógicas internas às escolas; a produção de livros e outros materiais didáticos e a avaliação do sistema de Educação. Os PCNs são mais antigos, foram criados em 1997 e funcionaram como referenciais para a renovação e reelaboração da proposta curricular da escola até a definição das diretrizes curriculares. Em fim, a real diferença entre as duas é que a BNCC foi elaborada à luz do que diz os PCNs e as DCN. No entanto, a Base é mais específica, determinando com mais clareza os objetivos de aprendizagem de cada ano escolar. Ela será obrigatória em todos os currículos de todas as redes do país, públicas e particulares, ao contrário dos documentos anteriores, que devem continuar existindo, mas apenas como documentos orientadores não obrigatórios.

Os conhecimentos essenciais que os alunos de todas as escolas do país devem aprender ano a ano na Educação Básica foram definidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O documento foi aprovado em dezembro de 2017 e as redes de ensino tinham até dois anos para implementar a Base. Ou seja: 2018 e 2019 foram anos decisivos para adequação dos currículos, formação inicial e continuada de professores, revisão de material didático e das matrizes de competência das avaliações.

Atividade

Faça uma análise comparativa apontando semelhanças e diferenças entre a BNCC e os PCNs. (mínimo 10 linhas)



OBSERVAÇÃO: QUEM ME AJUDAR, MARCO COMO A MELHOR RESPOSTA !!!!!!!

Respostas

respondido por: franaguiarpereira00
0

poxa,queria te ajudar mas não sei me perdoeeee!!!!!


mn6641460: NÃO QUE FOSE NÃO SABE, É QUE QUER GANHAR PONTO, POR ISSO MARCA ESSA COISA DIZENDO QUE NÃO SABE, QUER GANHAR PONTO PEÇA PONTO, NÃO FAÇA ASSIM PRA QUEM PRECISA DE AJUDA
franaguiarpereira00: sim sim,
Perguntas similares