Em função de sua ampla distribuição pelo território brasileiro, a leishmaniose visceral apresenta aspectos geográficos, climáticos e sociais distintos entre as regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. O gráfico a seguir mostra os números de casos confirmados ano a ano (de 1990 a 2014) para o Brasil inteiro e, também, para as cinco regiões.
Analise as curvas do gráfico e responda:
a) No período compreendido pelo gráfico, em que anos ocorreram aumentos substanciais no número de casos da doença na região Nordeste? Quando se verificaram os picos?
b) Observe as curvas referentes às demais regiões, a partir de 1998. O que mudou em relação aos anos anteriores?
c) Um senhor nativo da região Nordeste afirmou "Antigamente, a gente podia dizer que leishmaniose visceral, no Brasil, era o que tinha no Nordeste agora não é mais assim! Comente essa afirmação. Ela
e procedente justifique sua resposta
d) Os mapas abaixo apresentam, em vermelho, a distribuição espacial dos casos de leishmaniose visceral notificados em três períodos de 67 anos desde 1989
Observe atentamente o que ocorreu nos estados de Roraima, Para, Tocantins São Paulo e Mato Grosso do
Sul. Descreva suas observações e elabore pelo menos uma hipótese para explicá-la.
Anexos:
Respostas
respondido por:
1
Ao se considerar sobre a ocorrência de Leishmaniose Visceral, as informações corretas são as seguintes:
- A) Ocorreram aumentos expressivos nos anos de 1995 e 2000 com a média de 3500 casos;
- B) A partir de 1998, as demais regiões apresentaram um pequeno aumento que se manteve até o ano de 2014 avaliado.
- C) A afirmação é verdadeira, pois até o final da década de 1990 a Leishmaniose Visceral ocorria de forma predominante somente no Nordeste e atualmente está presente em todas as regiões do país.
- D) Com o processo de urbanização, ocorreu uma elevação dos casos deste agravo em ambientes de cidades.
Principais informações sobre Leishmaniose Visceral
A Leishmaniose Visceral consiste, de forma básica, em uma zoonose transmitida ao homem por meio de um inseto infectado do tipo flebotomíneo tendo como principal agente a Lutzomyia longipalpis podendo evoluir para o óbito em 90% dos casos.
Na sua ocorrência, pode causar sintomas típicos de uma doença infecciosa sistêmica como febres duradouras, perda de peso, anemia, intensa perda de força dos músculos e, ainda, um aumento de fígado e baço.
Além disso, quando se considera este agravo transmissível existem informações principais como:
- Diagnóstico é feito através de testes do tipo imunológicos e parasitológicos com a necessidade de identificar o início dos primeiros sintomas;
- Tratamento deve ser iniciado o mais cedo possível para aumentar, assim, as chances de evitar as complicações relacionadas com Leishmaniose Visceral;
- Possui formas variadas de tratamento que é fornecido pelo SUS havendo, ainda, o tratamento dos cães que são os grandes reservatórios para a manutenção do ciclo desta doença.
Para saber mais sobre agravos transmissíveis: https://brainly.com.br/tarefa/5287764
#SPJ1
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás