• Matéria: Filosofia
  • Autor: murilin69rocha
  • Perguntado 3 anos atrás

Quem formulou o Dogmatismo?

Respostas

respondido por: emillywanessa807
0

Resposta:

Portal de Filosofia

De um modo geral, o dogmatismo é uma espécie de fundamentalismo do senso comum. Os dogmáticos expressam verdades talvez não certas, devendo-se ao filósofo alemão Immanuel Kant (1724 - 1804) e à obra Crítica da Razão Pura o significado filosoficamente pejorativo do termo.

Explicação:

foi isso <3

respondido por: jessicaneves03
1

Resposta: Dogmatismo é, acima de tudo, uma postura, mas pode ser também uma doutrina (ou um conjunto de doutrinas). A postura dogmática defende que existem certos postulados que estão fora do alcance da crítica. Isso significa que algumas posições — morais, epistemológicas ou religiosas — simplesmente não cabem no espectro da crítica e do questionamento. Algumas posições seriam eternas, imutáveis e intransigentemente inquestionáveis. Para um cristão convicto pela fé, por exemplo, a existência de Deus é um dogma.

Explicação: A posição dogmática sempre trabalhará com a noção de verdade eterna e absoluta. Isso se dá no campo dos costumes, mas também pode ocorrer no campo do conhecimento. A lógica, por exemplo, é uma área do conhecimento tão exata quanto a matemática, aliás, ela explica muito do que é feito na matemática. A lógica é um campo do conhecimento que podemos chamar de dogmático, pois está fundamentada em princípios tão sólidos quanto a própria racionalidade. Dessa maneira, quando existem princípios inabaláveis que definem uma área do saber, podemos chamar essa área de dogmática.

Os dogmáticos expressam verdades talvez não certas, devendo-se ao filósofo alemão Immanuel Kant (1724 - 1804) e à obra Crítica da Razão Pura o significado filosoficamente pejorativo do termo.

ESPERO QUE TENHA AJUDADO BONS ESTUDOS!

Perguntas similares