Respostas
Resposta: Ainda hoje, o processo de ocupação do continente americano é um tema que desperta o interesse de vários membros da comunidade científica. A chegada dos primeiros grupos à América é um assunto repleto de novas descobertas, hipóteses e divergências que atingem a curiosidade dos vários profissionais e curiosos interessados por essa questão. Uma das mais controversas questões gira em torno de uma datação mais exata sobre a presença humana nesta região do planeta.
A discrepância entre os dados é tanta que enquanto algumas pesquisas trabalham com 12 mil anos, outras admitem essa mesma chegada por volta de 60 mil anos atrás. Contudo, apesar de todo o desacordo, é fascinante pensar sobre a desafiadora tarefa que o Homo sapiens moderno teria enfrentado ao se lançar em terras completamente desconhecidas. Como se não bastassem todas essas especulações, temos ainda outro intenso debate sobre a origem dos primeiros grupos que ocuparam a América.
Em geral, existem três hipóteses que tratam a esse respeito. A primeira delas sugere que os primeiros homens americanos teriam surgido na própria América. Apesar de plausível, uma parcela inexpressiva de arqueólogos, antropólogos e paleontólogos acreditam nessa teoria. Tal refutação se sustenta no simples fato de que, até hoje, nunca fora encontrado um único fóssil sequer de hominídeos anteriores ao próprio Homo sapiens no continente.
A mais conhecida teoria de ocupação foi realizada a partir de uma série de pesquisas desenvolvidas no sítio arqueológico de Clóvis, nos Estados Unidos. Segundo essa tese, a ocupação teria acontecido há cerca de 11.500 anos, momento em que a diminuição do nível do mar permitiu emersão de uma faixa de terras que ligaria a Sibéria ao Alasca por meio do Estreito de Bering. Dessa forma, essa teoria defende a ideia que os primeiros ocupantes da América teriam vindo da Ásia.
Durante vários anos essa hipótese foi amplamente aceita na comunidade científica, até que a descoberta de fósseis mais antigos abriu caminho para outra possibilidade. Ao que consta, essa nova teoria se sustenta na presença de fósseis humanos tão ou mais antigos do que aqueles que foram inicialmente descobertos na porção norte do continente americano. A partir dessa constatação, uma incógnita se abriu em relação à hipótese da teoria que explica a chegada do homem pelo Estreito de Bering.
Para resolver essa diferença temporal dos fósseis do norte e do sul, abriu-se caminho para uma nova teoria que supõe que os primeiros homens teriam vindo de pequenas ilhas da Polinésia ou da Oceania. Supostamente, este deslocamento teria sido realizado em pequenas embarcações que possibilitariam a navegação de pequenas distâncias. A sugestão do uso de técnicas de navegação acabou despertando a incredulidade de muitos membros da comunidade científica.
Explicação:Países mais populosos da América e número de habitantes:
1º - Estados Unidos: 325,5 milhões de habitantes (estimativa 2020)
2º - Brasil: 212,1 milhões de habitantes (estimativa 2020)
3º - México: 121,2 milhões de habitantes (estimativa 2020)
4º - Colômbia: 49,9 milhões de habitantes (estimativa 2020)
5º - Argentina: 44,2 milhões de habitantes (estimativa 2020)
6º - Canadá: 36,1 milhões de habitantes (estimativa 2020)
7º - Peru: 32,2 milhões de habitantes (estimativa 2020)
8º - Venezuela: 31,2 milhões de habitantes (estimativa 2020)
9º - Chile: 18,9 milhões de habitantes (estimativa 2020)
10º - Guatemala: 16,8 milhões de habitantes (estimativa 2020)
11º - Equador: 16,8 milhões de habitantes (estimativa 2020)
12º - Bolívia: 11,9 milhões de habitantes (estimativa 2020)
13º - Cuba: 11,8 milhões de habitantes (estimativa 2020)
14º - Haiti: 11,4 milhões de habitantes (estimativa 2020)
15º - República Dominicana: 11,1 milhões de habitantes (estimativa 2020)
16º - Honduras: 9,6 milhões de habitantes (estimativa 2020)
17º - Paraguai: 7,7 milhões de habitantes (estimativa 2020)
18º - El Salvador: 6,9 milhões de habitantes (estimativa 2020)
19º - Nicarágua: 6,8 milhões de habitantes (estimativa 2020)
20º - Costa Rica: 5,2 milhões de habitantes (estimativa 2020
Resposta:
Até a segunda metade do século XX, a comunidade científica concordava que a espécie humana teria chegado ao continente americano há cerca de 11,5 mil anos. A ideia era de que essas pessoas teriam cruzado uma ponte terrestre entre a Sibéria e o Alasca durante a última era do gelo, a qual, desde então, foi submersa.
Uma pesquisa encontrou o esqueleto de um ancestral do elefante e utensílios de pedra com marcas de intervenção humana de cerca de 130.000 anos de idadepresença humana no continente americano data de 130.000 anos atrás, e não de 15.000, como se acreditava até agora, segundo um estudo que deve revolucionar a História das populações no Novo Mundo.
Atualmente existem duas teorias que tentam explicar como o homem chegou à América: a teoria transoceânica e a teoria de Bering.
Quando os colonizadores europeus chegaram à América, ela já era povoada. Existe uma grande discussão acerca do modo pelo qual o homem conseguiu chegar ao continente, tendo em vista que não havia ligação desse com outro continente por meio de terras emersas.
Atualmente, existem duas teorias que tentam explicar a chegada do homem ao continente americano: a teoria transoceânica e a teoria de Bering. Segundo a teoria transoceânica, há cerca de 10 mil anos os homens que habitavam a Polinésia (na região da Oceania) se locomoveram em direção à América do Sul em pequenos barcos. Esses teriam se movido por meio das correntes marítimas que os conduziram.
De acordo com a teoria de Bering, o homem teria chegado à América através do Estreito de Bering, localizado entre o extremo leste do continente asiático e o extremo oeste do continente
americano, os dois pontos se encontram separados por 85 km. Segundo essa teoria, a chegada do homem ao continente americano ocorreu há, aproximadamente, 50 mil anos, quando nômades asiáticos atravessaram o Estreito de Bering; que nesse período encontrava-se congelado em razão da era glacial, formando assim uma ponte natural entre os dois pontos. A partir daí o homem migrou até a parte meridional do continente americano. Essas são teorias que possuem maior aceitabilidade no meio científico, mas não se tem certeza quanto às suas afirmações.
Explicação:
ESPERO TER AJUDADO