Respostas
Resposta:
O Iluminismo era baseado em três pilares, que são: razão, liberdade e o avanço da sociedade em relação ao pensamento racional e à ciência. As características que você verá a seguir mostram que essas três ideias centrais nortearam o movimento.
(Liberdade política, econômica e religiosa)
A liberdade, que foi citada anteriormente como um dos pilares do Iluminismo, representava a ideia de que todo indivíduo é livre para agir de forma autônoma. Isso incluía escolher sua crença religiosa e tomar decisões em relação à economia e política, o que era totalmente o oposto do regime absolutista. Além da liberdade, o movimento pregava a igualdade, principalmente como uma forma de acabar com os privilégios do clero e da nobreza.
(Defendiam a educação para todos)
Um dos marcos do Iluminismo foi a criação da enciclopédia, que são livros que contêm todo o tipo de conhecimento. Entre os anos de 1751 e 1780, a primeira obra do tipo foi publicada, contendo 35 volumes com um resumo de todas as informações racionais e históricas que se tinha na época.
(Oposição ao absolutismo)
Os iluministas eram totalmente contra o absolutismo, que foi uma forma de governo presente na Europa entre os séculos XVI e XIX, e que dava ao rei o poder absoluto e muitos privilégios. Dentro dessa organização política, o povo, que era a maior parte da população, não tinha qualquer direito ou voz ativa. Então, o Iluminismo surgiu como uma forma de combater isso e promover a liberdade de escolhas e de pensamento.
Resposta:
Quais as principais características do iluminismo? As principais ideias iluministas são a consciência individual autônoma, a noção de progresso, o caráter pedagógico, o pensamento laico, a autoridade do ser humano, a razão como principal forma de conhecimento, a liberdade religiosa e o liberalismo econômico e político.