Respostas
Resposta:
Um dos fatores cruciais para empresas que desejam ganhar escala em vendas é a definição de processos. Para que o time de vendas possa trabalhar com alto nível de produtividade e de forma alinhada, é fundamental que todos os profissionais entendam com clareza o que deve acontecer desde a entrada do lead até o fechamento da venda. Mais do que isso, a equipe precisa saber exatamente qual é a responsabilidade e as tarefas de cada profissional nesse processo e como executá-las da melhor maneira. É aí que o playbook de vendas pode ajudar.
O que é playbook de vendas
O playbook de vendas é um documento que consolida todas as informações que a equipe comercial precisa saber sobre a empresa e sobre o processo comercial. Ele funciona como um guia de vendas, com orientações padronizadas e melhores práticas a respeito do processo de vendas do negócio.
No material é possível encontrar informações que servirão de guia tanto para um novo integrante do time, quanto para profissionais já atuantes, orientando as atividades do dia a dia. Nele estarão informações como análise de concorrência, política de preços e descontos, metodologias, metas e indicadores utilizados para avaliar os resultados etc. - tudo que o time de vendas precisa para trabalhar de forma alinhada e com máxima performance. A ideia é que toda a equipe utilize o playbook como foco central para buscar informações.
Por que criar um playbook de vendas para a empresa?
Os principais motivos para criar um playbook de vendas para a empresa é a padronização dos processos e alinhamento de todo time comercial.
Ao estabelecer regras e rotinas claras, considerando todo o conhecimento adquirido pela operação comercial ao longo do tempo, o playbook possibilita que o processo comercial funcione de forma disciplinada, de acordo com as melhores práticas para alcançar os resultados desejados, colocando todos os profissionais na mesma página e possibilitando escalar as vendas.
Além disso, o playbook minimiza a ocorrência de erros na operação comercial ao concentrar todas as informações pertinentes à área em um único local e estimular a busca de informações pelo time.
Isso também beneficia os gestores, que deixam de ser o único foco para responder as questões que surgem na rotina de vendas.
Assim, entre os principais benefícios de criar um playbook de vendas, podemos citar:
Centralização de informações
Padronização de processos
Alinhamento interno
Ganho de produtividade e escala
Prevenção de problemas e erros operacionais
Aceleração do ramp-up de novos profissionais
Fomento ao aprendizado e ao autodesenvolvimento
Otimização de tempo dos gestores da área
A seguir, aprenda como fazer o playbook de vendas da sua empresa.
Explicação:
bons estudos
Resposta:
o Playbook é uma espécie de manual de vendas, ou seja, um documento com todas as informações importantes dentro do processo comercial de uma empresa
Explicação: Espero ter ajudado