3) Em relação às externalidades, julgue as seguintes alternativas em V (verdadeiro) ou F (falso): I – ( ) A fumaça emitida pelos escapamentos dos carros gera externalidades negativas, porque outras pessoas são obrigadas a respirar o ar poluído. Como resultado dessa externalidade, os motoristas tendem a se tornar grandes poluidores. O governo federal procura resolver esse problema estabelecendo padrões de emissão para os carros. Além disso, tributa a gasolina para diminuir o tempo que as pessoas passam dirigindo, reduzindo, assim, o uso do carro. II – ( ) A restauração de imóveis antigos produz uma externalidade positiva, porque as pessoas que passam por eles podem desfrutar de beleza e do senso histórico que essas construções propiciam. Os proprietários dos imóveis não obtêm nenhum benefício na sua restauração e, por isso, tendem a demolir rapidamente as construções históricas. Dessa forma, o governo pode incentivar tais restaurações, oferecendo isenções fiscais aos proprietários que as restaurarem. III – ( ) O latido dos cachorros cria uma externalidade negativa, porque os vizinhos são perturbados pelo barulho. Os donos não arcam com o custo total do barulho e, por isso, tendem a tomar poucas precauções para impedir que seus cães latam. Os governos municipais lidam com esse problema tornando ilegal a "perturbação da paz". Alternativas: a) V - V - F b) F - F - V c) V - V - V d) V - F - V e) F - V - F
Respostas
Resposta:
c) V - V - V
Explicação:
I – ( v) A fumaça emitida pelos escapamentos dos carros gera externalidades negativas, porque outras pessoas são obrigadas a respirar o ar poluído. Como resultado dessa externalidade, os motoristas tendem a se tornar grandes poluidores. O governo federal procura resolver esse problema estabelecendo padrões de emissão para os carros. Além disso, tributa a gasolina para diminuir o tempo que as pessoas passam dirigindo, reduzindo, assim, o uso do carro.
II – (v ) A restauração de imóveis antigos produz uma externalidade positiva, porque as pessoas que passam por eles podem desfrutar de beleza e do senso histórico que essas construções propiciam. Os proprietários dos imóveis não obtêm nenhum benefício na sua restauração e, por isso, tendem a demolir rapidamente as construções históricas. Dessa forma, o governo pode incentivar tais restaurações, oferecendo isenções fiscais aos proprietários que as restaurarem.
III – (v ) O latido dos cachorros cria uma externalidade negativa, porque os vizinhos são perturbados pelo barulho. Os donos não arcam com o custo total do barulho e, por isso, tendem a tomar poucas precauções para impedir que seus cães latam. Os governos municipais lidam com esse problema tornando ilegal a "perturbação da paz".