A avançada crise do sistema feudal, o empobrecimento de várias classes, o poder alavancado da burguesia e o crescimento urbano contribuíram para o declínio do feudalismo e o surgimento do Estado absolutista. Considerando o Estado absolutista, marque a alternativa correta.
A.
O absolutismo firmou as máximas liberdade, igualdade e fraternidade como lemas da sociedade monárquica.
B.
O absolutismo é uma forma de Estado Moderno.
C.
A crise no sistema democrático, as guerras, a expansão territorial, e o empobrecimento da monarquia e da burguesia foram alguns dos fatores que deram origem ao Estado moderno e, com ele, ao absolutismo.
D.
No absolutismo, havia a concentração de poder dos camponeses.
E.
Com o absolutismo, houve fortalecimento do poder do clero.
Respostas
Resposta:
B.
O absolutismo é uma forma de Estado Moderno
Explicação:
O liberalismo com a Revolução Francesa de 1789, marcou a máxima igualdade, fraternidade e liberdade, representando um marco histórico da expressão do pensamento liberalista e da luta pelo fim da opressão dos governantes sobre o povo. A crise do sistema feudal, e não do sistema democrático, as guerras, a expansão territorial, e o empobrecimento da monarquia e do clero, e não da burguesia, foram alguns dos fatores que deram origem ao absolutismo, ou Estado absolutista, que assim como o Estado liberal, Estado social e outros, é considerado uma forma de Estado moderno. No absolutismo, havia a centralização do poder monárquico, sendo o monarca considerado como representante divino, ou seja, enviado por Deus; logo, o poder não se concentrava nas mãos dos camponeses. Com o surgimento do Estado moderno e o fortalecimento dos reis, o clero deixou de ocupar o espaço de autoridade que antes detinha, fato esse que foi de grande transformação para a época.
Resposta:
Letra B
Explicação:
O absolutismo é uma forma de Estado Moderno.