Respostas
Resposta:
Antecedentes da Guerra da Coreia
Esta divisão é conhecida como o paralelo 38, uma linha que está a 38 graus ao norte da Linha do Equador. A princípio, esta divisão era somente para fins administrativos, ou seja, apenas para desarmar o exército japonês e repatriar os soldados.
A Guerra da Coreia é conhecida como a guerra que nunca acabou, já que desde 1953 a Coreia do Sul e a Coreia do Norte estão em trégua, mas ainda não formalizaram o fim do conflito. Este confronto traz consequências até aos dias atuais, em especial nas tensões ente o Presidente dos Estados Unidos Donald Trump e o Líder Supremo da Coreia do Norte, Kim Jong Un.
Neste texto, o Politize! traz para você como esta guerra começou e quais são as consequências dela até aos dias atuais
O que foi a Guerra da Coreia?
A Guerra da Coreia foi um conflito armado que aconteceu entre 1950 e 1953 entre a República da Coreia, ou Coreia do Sul, e a República Popular Democrática da Coreia, ou Coreia do Norte. A guerra começou quando soldados da Coreia do Norte, com o apoio da União Soviética e da China, invadiram o território da Coreia do Sul, numa tentativa de unificar a península.
Contexto histórico: a Guerra Fria
Depois dos Aliados terem vencido a Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos da América (EUA) e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) iniciaram uma disputa de poder para alcançar a maior influência na esfera internacional, resultando na Guerra Fria.
Deste modo, o mundo ficou dividido em dois grandes polos: o bloco socialista, representado pela União Soviética, e o bloco capitalista, liderado pelos Estados Unidos. Esta nova ordem ficou conhecida como bipolarismo e foi marcada por grandes acontecimentos:
Antecedentes da Guerra da Coreia
De 1910 até 1945, a Coreia foi colônia do Japão e não possuía governo próprio. Com o colapso do Império Japonês e o fim da Segunda Guerra Mundial em 1945, os Estados Unidos da América e a União Soviética reuniram-se na Conferência de Potsdam, junto com o Reino Unido, para decidir o futuro da península.
Nesta conferência, as duas grandes potências da época acordaram em dividir a Coreia em duas, sendo que a parte norte ficou sob a influência da URSS e a parte sul influenciada pelos Estados Unidos.
Esta divisão é conhecida como o paralelo 38, uma linha que está a 38 graus ao norte da Linha do Equador. A princípio, esta divisão era somente para fins administrativos, ou seja, apenas para desarmar o exército japonês e repatriar os soldados.
As divergências ideológicas entre os Estados Unidos e a URSS dificultavam o processo de estabelecer uma Coreia unificada. Em 1947, o então Presidente dos Estados Unidos Harry Truman convenceu a Organização das Nações Unidas (ONU) em se tornar responsável pela união da península. Apesar da decisão da Organização, as tropas estadunidenses se mantiveram do lado sul do paralelo até 1948.
Explicação: