Respostas
Resposta:
o Pantanal, a vegetação também é bastante variada, com árvores como o ipê, a aroeira e a figueira. Ali vivem muitas espécies de pássaros. Há jacarés, cobras, ariranhas, macacos-prego, onças-pintadas e emas, além de muitos outros animais.
Para proteger e preservar o ecossistema do Pantanal, em 1981 foi criado o Parque Nacional do Pantanal Mato-Grossense.
A floresta tropical é formada principalmente por árvores de grande porte. Nela vivem muitas espécies de animais, como onças, macacos, jaguatiricas e tucanos. É grande também a variedade de insetos e de peixes.
População
Até o século XVIII, a região que hoje corresponde a Mato Grosso do Sul praticamente só era habitada por indígenas. Eles pertenciam a vários grupos: guaicurus, guanás, chamacocos, guatós e guaranis, entre outros.
Começaram então a chegar em maiores quantidades os imigrantes europeus. Os portugueses disputavam a região com os espanhóis. Para firmar a posse, os portugueses fundaram várias fortificações. Em torno delas surgiram alguns povoados. É o caso do Forte Coimbra e do Presídio Militar de Miranda.
Foram as migrações internas que garantiram a colonização. Os migrantes vinham de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo.
A população sul-mato-grossense também recebeu imigrantes estrangeiros, especialmente da Itália, da Alemanha, da Espanha, do Japão, do Paraguai, da Bolívia, da Síria e do Líbano, além de Portugal. Os paraguaios constituem o maior grupo de origem estrangeira em Mato Grosso do Sul.
O estado tem forte presença de povos indígenas. São cerca de 30 mil indígenas de 38 grupos, como os guaranis, os tupis-guaranis, os ofaiés, os caiovás e os terenas.
Economia
A economia de Mato Grosso do Sul se baseia na agricultura, na agroindústria, na extração mineral e na produção de cimento. Na mineração, destaca-se a extração de ferro, manganês, mármore e calcário. As principais indústrias de Mato Grosso do Sul são as dos setores alimentício, mineral e madeireiro. No setor de serviços destaca-se o turismo, concentrado na região pantaneira.
O estado produz principalmente soja, algodão, arroz, cana-de-açúcar, feijão, milho, trigo e mandioca. A pecuária ocupa lugar importante na economia, com grandes rebanhos de bovinos, suínos e equinos. Também é significativa a criação de galináceos.
História
O estado de Mato Grosso do Sul foi criado em 1979, tendo sido desmembrado de Mato Grosso.
Toda a região pertencia aos espanhóis, de acordo com o Tratado de Tordesilhas. Esse tratado, assinado em 1494, criava uma linha imaginária que dividia entre Portugal e a Espanha as terras “descobertas e por descobrir”. Praticamente dois séculos e meio depois é que o Tratado de Madri, assinado em 1750, confirmou a posse portuguesa (estabelecida pelos bandeirantes desde os séculos anteriores).
Em meados do século XIX, o estado foi invadido por soldados paraguaios. Começava assim a Guerra do Paraguai (1864-1870). Muitas cidades sul-mato-grossenses foram destruídas no conflito.
No século XX, o sul do então estado de Mato Grosso começou a reivindicar sua autonomia. Em 1977, uma lei federal determinou sua divisão, criando em 1979 o estado de Mato Grosso do Sul.
Explicação:
Espero ter ajudado confia no pai
- O Cerrado se caracteriza por árvores baixas e arbustos de galhos retorcidos. A fauna é diversificada, incluindo...
- lobos-guará
- gaviões
- seriemas
- gaviões
- urubus-reis